Futsal: Derrota em Fafe afasta Viseu 2001 do play-off de promoção

Os beirões deslocaram-se este sábado (3) ao terreno do Nun’Álvares, aonde perderam com os minhotos por 4-3. Apesar da vitória ter sido por um apenas um golo de diferença, o marcador não reflete aquele que foi o domínio fafense na maior parte do encontro. Com este desaire, matematicamente, já não é possível para os viseenses um sonhado retorno à Liga Placard nesta temporada.

Por Bianca Leão

Quem disse que o futsal é justo?

Naquela que foi uma partida entre equipas que na época transata disputavam o principal escalão do futsal português, o Nun’Álvares entrou com uma enorme pressão e intensidade. Tal forma de jogar da equipa de Fafe impediu o Viseu 2001 de conseguir sair em ataque organizado, e nos primeiros 5 minutos, o jogo passou-se no meio-campo defensivo viseense.

Os beirões a partir desse minuto tentaram equilibrar o jogo, mas o quarteto Mano Sele, Jô, Rafa Lopes e Igor só não efetuou qualquer estrago na baliza de Marcelo quase por milagre. O tempo passava e acontecia em Fafe um festival de remates do Nun’Álvares, mas nenhum a encontrar as redes viseenses.

Como diz o ditado, “quem não marca sofre”, e quando faltavam 2’ para  intervalo o Viseu 2001 fez dois golos de rajada. Os tentos de Rafa Marques e João Teixeira congelaram completamente o Pavilhão do Nun´Álvares. Ora, como não há duas sem três, e para haver alguma justiça, a segundos da buzina, Ismael encontrou Mano Sele na área que reduziu o marcador para 2-1. Foi com este resultado que as duas equipas recolheram aos balneários.

Serviços máximos numa vitória pela margem mínima

A segunda-metade do encontro começou novamente com o Nun’Álvares completamente confortável no jogo. O justificado empate não tardou em aparecer e aos 24’,  Igor igualou o placar a passe de Fábio. Os nortenhos não puseram travão enquanto não conseguiram a reviravolta que chegou aos 29’ por Diogo Dias.

Só depois de se encontrar a perder é que o Viseu 2001 tentou pegar no jogo, e até que conseguiu. Depois de alguns ataques, o 3-3 apareceu por intermédio de Xano a emendar um remate de Douglas para o fundo das redes de Mion, aos 35’. Essa igualdade durou pouco, visto que um minuto depois, Igor bisou no frente-a-frente com Marcelo e fez o 4-3 final. A equipa que viajou desde Viseu ainda tentou o 5×4+GR, nos últimos minutos, mas dessa formação apenas surgiu um remate perigoso e o jogo acabou com a vitória fafense.

Com esta derrota, os viriatos sabem que irão jogar na segunda fase da competição o play-off de manutenção. Ocupam neste momento o 8º lugar da tabela com 14 pontos. Na próxima jornada os beirões folgam, mas voltam a entrar em ação dia 8, quando o Pavilhão Municipal de Nelas servir de palco ao derby viseense entre o ABC e o Viseu 2001, a contar para Taça de Portugal.

Ao contrário dos viseenses, os fafenses com este triunfo selam praticamente a presença no lote de dez formações que irão disputar a subida à Liga Placard. São atualmente líderes da zona norte com 22 pontos somados. Também quinta-feira, irão receber em casa o Ladoeiro, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da prova rainha do futsal português.

a