Allianz Cup: Reviravolta permite primeiro triunfo dos viriatos na competição

Sol, feriado e um belo jogo de futebol. O que haveriam de querer mais os 829 adeptos que se deslocaram ao Fontelo neste dia da Restauração da Independência? Vitória academista por 3-2 frente ao Estoril da Liga Bwin, após uma reviravolta no marcador, conseguida na entrada do último quarto de hora do encontro.

Por Bianca Leão

Dos erros nasceram os golos

Desde cedo o Académico quis demonstrar aos canarinhos quem mandava em Viseu. Apesar do ascendente inicial dos beirões no encontro foi o Estoril a inaugurar o marcador aos 8’. Milioransa após cruzamento estorilista a dar um mau toque na bola e a mesma sobrou para Alejandro Marqués que inaugurou o placar.

Pelas alas os viriatos continuavam a criar perigo. Toro e Ott lá iam criando alguma aflição à defensiva do Estoril. Após as ameaças, aos 30’ surgiu o merecido empate. Quizera isolou-se após uma confusão da defensiva lisboeta e fuzilou o guardião Pedro Silva. O golo ainda foi revisto pelo VAR, mas acabou mesmo por contar.  

Pouco antes do intervalo, aos 42’,  os visitantes conseguiram voltar a adiantar-se no jogo. Mão dentro da área por parte de Ramírez, que lhe valeu o cartão amarelo, e grande penalidade para o Estoril. Na marcação, guarda-redes para um lado e bola para o outro com Marqués a bisar. As equipas recolhiam ao intervalo com o placar de 1-2 minutos depois.

A vitória de quem mais lutou

A segunda parte iniciou-se com um Estoril em vantagem e à espera do Académico. Espera essa que demorou, pois, a primeira chegada de perigo academista ao último reduto dos amarelos só aconteceu 10 minutos, depois do reinício da partida. A partir desse instante os beirões voltaram a tomar as rédeas e a controlar o jogo.

Essa tomada de posição viseense deu os seus frutos aos 69’. Ramírez assistiu Toro que voltou a igualar o encontro com um remate bem colocado, efetuado fora da grande área. Pedro Silva poderia ter ficado melhor na fotografia neste golo que empatou a partida.

Aos 75’ de jogo, Dele foi expulso por uma entrada dura sobre Ícaro, e no minuto seguinte, Bandeira levou a bola na direita e assistiu Quizera que só teve de encostar para o bis. Até final, o Académico defendeu com maestria esta vitória e subiu para treze os jogos sem perder em qualquer competição.

Este triunfo isola a formação de Jorge Costa no primeiro lugar do grupo H, com 5 pontos. Na próxima jornada, os viseenses vão folgar e só regressam à competição dia 16 de dezembro, onde irão receber o Tondela, para mais um derby beirão para a última jornada da fase de grupos.

Por seu turno, os canarinhos encontram-se agora em último lugar com apenas 1 ponto. Dentro de seis dias recebem no António Coimbra da Mota a formação do Torreense.

Destaque Positivo

Formação (Académico) – Que senhora equipa. Podem ter cometido um erro num lance ou outro, mas sempre se mostraram maduros e pacientes e voltaram a mostrar depois do empate em Famalicão que se conseguem de bater de igual para igual frente a boas equipas da Liga Bwin.

a