Allianz Cup: no grupo dos empatas, este resultado não calha nada mal

Mais um jogo, mais um empate. No quarto jogo do grupo H da Allianz Cup, o Académico deslocou-se até ao terreno do Famalicão para empatar a uma bola com os nortenhos. Clóvis e Cádiz, os dois homens golo de ambas as equipas faturaram, num encontro animado entre duas formações personalizadas que praticaram um bom futebol.

Por Bianca Leão

Postura de primodivisionário

Ainda havia adeptos a chegar ao seu assento, quando no primeiro minuto, o Famalicão poderia ter inaugurado o marcador. Após esse lance o jogo partiu bastante cedo, mas os famalicenses sempre se aproximavam com mais perigo da área beirã.

Aos 13’, Ott isolado perante Luíz Júnior, atirou à figura do guardião. O Académico tornou-se mais afoito e Clóvis, poucos minutos depois, poderia ter inaugurado também o marcador após um cabeceamento que sondou o segundo poste da baliza do Famalicão. O atacante brasileiro ameaçou, e aos 18’ marcou. Toro assistiu o número 33, que à entrada da grande área rematou forte e fuzilou as redes dos da casa.

Apesar de se encontrarem em vantagem, os viseenses conseguiam ataques mais bem organizados do que a equipa do Famalicão. O certo, é que no minuto 27, Cádiz rececionou, rodopiou e ainda fora da grande área rematou fora do alcance do Grill. A bola entrou na baliza, mas o golo seria invalidado por um fora de jogo do venezuelano, por apenas 13cm. Apesar do tento revertido os minhotos ganharam animo, mas tal não foi suficiente para quebrar uma bem trabalhada linha defensiva dos beirões. A partida chegaria ao intervalo com o Académico em vantagem no Estádio Municipal de Famalicão.

O resultado só poderia ser este…

Na segunda metade o Famalicão entrou a mandar no jogo. Subiu as linhas e pressionava com mais intensidade os homens vestidos de negro. O Académico encontrava-se calmo no jogo e apesar de mandões, os minhotos não criavam jogadas de real perigo até ao minuto 61’, onde Cádiz empatou. Lance bem desenhado pelo recém entrado Pelé, com a bola a sobrar para Francisco Moura do lado direito do ataque minhoto, que com um cruzamento sublime de trivela, encontrou Cádiz no centro da área academista que cabeceara para o empate.

O jogo continuou com a mesma tomada morna depois da igualdade. A espaços, ambas as equipas treinavam o remate, mas faltava a pontaria a ambos os conjuntos. Aos 79’, Ott voltou a isolar-se, mas Colombato fez um corte crucial no passe do jogador francês para Clóvis, que já se preparava para encostar para o golo que recolocaria os beirões em vantagem.

Nos últimos 20 minutos de jogo ambas as equipas tentavam acercar-se da baliza adversária. Os minhotos tinham mais posse, e apesar de alguns lances perigosos, o resultado não se desfez e a partida acabou com o empate a uma bola – não estivéssemos nós a falar de uma partida do grupo H…

Este empate foi o 12º jogo sem perder para o Académico. Partilham neste momento a liderança do grupo com o Torreense e o Tondela, ambos com dois pontos. Na próxima semana, a equipa que folgou nesta jornada, o Estoril-Praia, vai deslocar-se até ao Fontelo para disputar a terceira ronda desta fase da competição.

Já o Famalicão efetuou o seu primeiro jogo na Allianz Cup e somou o primeiro ponto. Encontra-se empatado com o Estoril na quarta posição do grupo e para a semana vai deslocar-se até Torres Vedras para defrontar o Torreense.

Destaques Positivos

Toro (Académico) – O senhor irrequieto em campo. Estava à frente, estava atrás, uma verdadeira formiga atómica (no bom sentido), que brilhou na maioria dos lances que disputou.

Clóvis + Ott (Académico) – Esta sociedade esteve muito bem no jogo de hoje. Clóvis marcou mais um golo na época e Ott esteva sempre disposto a mexer com o ataque viseense.  

Pelé (Famalicão) – Foi graças à sua entrada que o Famalicão conseguiu empatar o jogo. Iniciou a jogada do golo com um lance sublime e acrescentou muita qualidade ao último terço minhoto após substituir Zaydou Youssouf.

Destaque Negativo

Iván Jaime (Famalicão) – Foi dos melhores jogadores famalicenses no encontro. A nota negativa vai para a lesão –  que pareceu bastante má – do jogador nos instantes finais da partida. Lesionou-se sozinho e ficou seriamente agarrado ao seu joelho esquerdo, causando preocupação a todos os intervenientes no jogo. Que tudo não passe de um susto!

a