Com carreira brilhante, Gal Costa morreu aos 77 anos

O Brasil perdeu no dia 9 de novembro, quarta-feira, uma das suas maiores vozes da MPB. Maria da Graça Costa Penna Burgos, popularmente conhecida como Gal Costa, faleceu com 77 anos, e não teve a causa da morte divulgada, a pedido de sua família.

Por Leonardo Lira

A artista era uma das principais atrações confirmadas para se apresentar no evento Primavera Sound, que ocorreu em São Paulo. Recentemente, Gal Costa havia feito uma pausa nas suas apresentações agendadas, devido a uma cirurgia de remoção de nodulo na fossa nasal direita.

Historicamente, Gal Costa foi uma das mais marcantes cantoras do país, no ano de 1971, protagonizou o espetáculo “Fa-Tal”, um dos maiores sucessos da Música Popular Brasileira, que posteriormente veio a se tornar um dos seus mais importantes lançamentos.

Gal também teve muita importância na luta contra a censura e tabus, principalmente relacionados com a Ditadura Militar entre os anos de 1964 e 1985, ficando marcada por possuir uma personalidade forte e ter voz ativa em um momento tão delicado.

Em seu velório, fãs fizeram fila para se despedir e homenagear a querida cantora. Atores como Sophie Charlotte e Júlio Andrade marcaram presença na despedida. Em festivais, os cantores Gilberto Gil e Baco Exu do Blues prestaram homenagens para Gal.

Nascida em 26 de setembro de 1945, em Salvador, Bahia, Gal Costa marcou uma geração e terá sua voz eternizada durante a eternidade.

a