Morreu o cantor e compositor cubano Pablo Milanés aos 77 anos em Madrid

Músico de 77 anos estava hospitalizado em Madrid, desde 12 de novembro e acabou por falecer na madrugada desta terça-feira.

Por Daniel Silva

O cantor e compositor cubano Pablo Milanés morreu na madrugada desta terça-feira, aos 77 anos, depois de estar há dias 10 hospitalizado em Madrid, onde vivia desde 2017 com a família.

Milanés estava internado devido “a efeitos de uma série de infeções recorrentes que afetaram o seu estado de saúde nos últimos 3 meses”, que surgiu em resultado “de uma doença hemato-oncológica” que já tinha há vários anos.

Nascido em Bayamo em 1943, Pablo Milanés mudou-se com os seus pais para Havana ainda criança, onde estudou música e adquiriu influências do gênero tradicional cubano. Foi um lendário cantor, compositor e guitarrista cubano e um dos fundadores mais destacados da Nueva Trova Cubana.

O músico cubano era popular na ilha onde nasceu e pelo mundo fora com as suas canções de amor – Yolanda, You no te pido e Ámame como soy. Lançou mais de 40 álbuns durante a sua carreira e ganhou, entre outros, o Prémio Nacional de Música de Cuba e o Grammy Latino de Excelência Musical.

O primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, já reagiu ao falecimento de Milanés considerando que a cultura cubana está em luto com a morte do cantor e compositor.

a