Livraria Lello adquire coleção de cartas de amor escritas por Bob Dylan

A Livraria Lello adquiriu um conjunto de 42 cartas escritas pelo músico norte-americano Robert Zimmerman (hoje mais conhecido como Bob Dylan) na década de 1950, por mais de 500 mil euros.

Por Cristiana Domingues

As cartas revelam a intenção que o músico já tinha de mudar de nome, o sonho de vender um milhão de discos (vendeu muitos mais), a música que ouvia, o seu talento para a poesia e a mestria com que usa as palavras para traduzir emoções.

Na correspondência enviada à namorada de adolescência (Barbara Ann Hewitt), que vai ser exposta no Porto em janeiro, o músico e Nobel da Literatura já antevia o seu sucesso nas 42 cartas de amor.

A filha de Barbara Ann Hewitt encontrou as cartas depois da morte da mãe, em 2020.
Segundo o vice-presidente da RR Auction, Bobby Livingston, “são um testemunho em primeira mão dos anos de formação de Dylan” e “um dos arquivos de maior importância cultural alguma vez leiloados” pela empresa.

As cartas, que segundo a Lello, “revelam as emoções de uma paixão adolescente, e os sonhos e aspirações do autor”, serão exibidas a 13 de janeiro de 2023, dia em que a livraria celebra 117 anos.

Bob Dylan é uma figura inconfundível, tanto no plano literário como musical, soma quase 40 álbuns discográficos, o último dos quais editado em 2020, e mais de 125 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

a