Darezhan Omirbayev vence prémio no festival LEFFEST com a obra “Poeta”

Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) realiza este ano a sua 16ª edição, presidida pelo cineasta e roteirista francês, Olivier Assayas. Esta cerimónia ficou marcada pela entrega do prémio de melhor filme à obra cinematográfica “Poeta”, de Darezhan Omirbayev.


Por Beatriz Mota

O programa LEFFEST retornou para mais um ano entre os dias 10 e 20 de novembro, em busca de criar uma seleção de filmes que melhor traduzam a produção cinematográfica contemporânea.


Nesta 16.ª edição o principal objetivo foi quebrar barreiras e tentar juntar a arte cinematográfica às demais vertentes artísticas e disciplinas.


“Poeta”, do cineasta cazaque Darezhan Omirbayev, foi a peça premiada como Melhor Filme LEFFEST desta edição. O filme retrata temas da sociedade atual, refere a “deterioração do Cazaquistão enquanto nação, a diminuição dos tradicionalismos e o domínio mundial do inglês”.


A obra foi exibida novamente no Cinema Medeia Nimas, Lisboa, no dia 20 de novembro.

A cerimónia que recebe todos os anos figuras importantes no Mundo das artes, conta novamente com a presença de nomes reconhecidos pelo Mundo, como é o caso de Julie Dash e Lorenzo Vigas, Joana Ribeiro e Dana Vachon

a