Práticas sustentáveis em conferência internacional

No passado dia 15 de novembro, 20 alunos da Licenciatura em Turismo da Escola
Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu participaram na 8.ª Conferência do ProGlobe Project – Digital Project-Based Learning: Promoting the Global Exchange of Ideas on Sustainable Goals, Practices and Cultural Diversity, desenvolvido na unidade curricular de Inglês V.

O ProGlobe Project é um projeto de mobilidade virtual que visa promover a partilha de
informação em língua inglesa, de experiências entre alunos de quatro instituições de ensino
superior de quatro países (Portugal, Alemanha, Estados Unidos da América e Canadá), no
sentido de aumentar a consciencialização sobre o impacto de questões ambientais e sociais. O
projeto vai ao encontro da missão do curso, na medida em que, além da dimensão
comunicativa e intercultural, potencia o envolvimento com temáticas relacionadas com o
desenvolvimento sustentável, uma temática de importância visceral no setor do turismo. O
ProGlobe Project permite ainda o desenvolvimento de diversas soft skills, designadamente o
trabalho em equipa, técnicas de negociação, de gestão do tempo, de resolução de problemas,
entre outras, numa língua em que normalmente não o fazem, o inglês.


Os alunos decidiram abordar a temática da sustentabilidade nos festivais,
apresentando dados concretos do impacto dos festivais nas diferentes temáticas de
investigação e dando a conhecer exemplos de boas práticas levadas a cabo por festivais em
Portugal e no mundo.


A conferência realizou-se em formato híbrido e contou com 200 participantes em
formato virtual e mais de uma centena em formato presencial nos diferentes países.


As docentes, Lurdes Martins e Paula Fonseca destacam o empenho dos estudantes
envolvidos e o papel do projeto na aprendizagem da língua inglesa aliada à promoção da
literacia digital e de uma cidadania ativa, na medida em que o ProGlobe Project, envolve os
alunos na discussão de problemáticas globais, neste caso a sustentabilidade, encorajando-os a
comparar práticas nos diferentes países e a discutir soluções que possam contribuir para um
futuro mais sustentável.

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