Associação de voluntariado proporciona formações certificadas para jovens

“Antes de sermos bons profissionais, devemos ser boas pessoas”, foi com esta frase que se iniciou a formação para os jovens interessados em voluntariado. Realizou-se no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu, em parceira com a Associação Ready To Help Viseu, no dia 16 de novembro.

Por Beatriz Guerra

O orador do evento, Julien Diogo, inaugurou a formação com uma atividade que criou contacto visual entre o público. O objetivo era desenhar a pessoa do lado sem levantar a caneta e sem olhar para o papel, o que revelou a importância das pessoas se relacionarem e prestarem atenção aos outros.

Ser positivo e evitar uma “sociedade tosta mista” é algo imprescindível para os voluntários, na medida em que devem dar sempre o seu melhor e, se for o caso, “ter arrependimento do que fizeram, em vez do que não fizeram.”

Através da formação os jovens aprenderam que devem evitar pensar que tudo é fácil, uma vez que “aprender mantém o cérebro jovem, forte e ativo”, e devem acreditar que cada viagem é um processo, cada ajuda tem uma lição diferente. Ouvir os outros e ter a capacidade de receber opiniões são características fundamentais para quem pretende ajudar o próximo, aliadas ainda à positividade, ao compromisso e ao respeito.

De forma a finalizar a formação, o professor Julien Diogo mencionou o kit da boa pessoa e do bom voluntário que abrange qualidades como resiliência, empatia, curiosidade e pensamento crítico.

Francisca Almeida, presidente da associação; Julien Diogo, orador da formação; Sara Pico Silva, secretária da direção

Francisca Almeida, presidente da Associação Ready To Help, revela que as formações são “uma oportunidade única para os jovens receberam formações certificadas nas diversas áreas. O voluntariado tornar os jovens mais qualificados e ativos na sociedade, é uma prioridade para nós.”

Para além deste evento, Associação Ready To Help organiza todos os meses formações para os voluntários e para quem tenha interesse nas áreas abordadas, como foi o caso de a formação “Conhecer a Doença de Alzheimer e Outras Demências”, que decorreu no lar Viscondessa S. Caetano.

a