Pacto Brutal: um documentário difícil de digerir

Um lado. Uma razão. Um misto de emoções. Dor. Repulsa. Revolta. O documentário “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” estreou na HBO Max, no Brasil.

Por Francisca Novais

Um documentário difícil de “digerir”. Numa estância inicial e no primeiro de cinco episódios que relatam a forma macabra como foi brutalmente assassinada a atriz Daniella Pérez, a produção faz com que, de forma subtil e indireta, o espectador fique com um sentimento de ódio pelo acontecimento, e de pena e tristeza pelo testemunho dos familiares e amigos que descrevem os relatos do homicídio nesta minissérie.

O que “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Pérez” traz como novidade neste trágico acontecimento é o papel não só da mãe, Glória Pérez, mas também do restante círculo de pessoas próximas da vítima. A luta. A ânsia por respostas. A persistência e dedicação em todo o processo da investigação. O grito silencioso pela justiça.

Imagens marcantes e reais são o que melhor descreve o que se passou. Transmite, de forma suscetível, arrepiante e real o rumo apavorante em que o assassinato se desenrolou. Poucas palavras. A descrição minuciosa que a produção usou, através de pequenos excertos da novela em que atriz contracenou com o seu assassino, Guilherme de Pádua, aproxima o espectador de pequenas especulações sobre se estes eram ou não um casal na vida real. O caso atinge proporções ainda maiores no pensamento de quem assiste.

Podemos considerar o primeiro episódio como: “O Piloto”, na medida em que contextualiza o público e lhes concede uma espécie de guião ou ponto de partida para o que se desenrolará até ao final do documentário.

Uma verdade nua e crua, onde os objetivos fulcrais recaíam sobre expor a dor de quem lutou e sofreu para testemunhar, mas também de provar que a atriz, Daniella, e o assassino Guilherme de Pádua, não tinham qualquer ligação extraprofissional.

Um soco no estômago, sem rodeios. Os erros cometidos no julgamento do caso. Perplexidade. A não perder.

“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” é uma série documental da HBO Max. Criada por Tatiana Issa, com roteiro de Guto Barra e direção de Tatiana Issa e Guto Barra, foi lançada em julho de 2022, em 5 episódios.

a