E vão 10! Académico vence com “bis” de Clóvis e soma décimo jogo de invencibilidade

O Académico de Viseu recebeu hoje o Trofense, penúltimo classificado da Liga Portugal 2 Sabseg, alcançando uma vitória por 3-1. Resultado feito após uma reviravolta em que Clóvis e Yuri foram protagonistas. A turma da Trofa nunca criou lances de real perigo e o resultado adequa-se perfeitamente ao que foi o jogo, podendo até pecar ligeiramente por escasso.

Por Bianca Leão

Início de remontada encima da recolha às cabines

A partida iniciou-se com o Académico a tomar conta das operações. A jogar contra um bloco muito subido da equipa trofense, os viseenses conseguiam a espaços acercar-se da baliza nortenha. Com o passar do tempo, os academistas começaram a criar mais algum perigo e o Trofense desceu as linhas.

Quando se cheirava ao golo beirão no Fontelo, foi a formação visitante, na primeira aproximação à baliza de Grill que inaugurou o marcador, aos 32’. Mau lançamento lateral por parte do Académico. Bandaogo ganhou a bola a Toro e assistiu Maiga para um remate forte que inaugurou o marcador.

Com este golo, o Académico não baixou os braços e continuou ao ataque, o que deu os seus frutos. Aos 45’ encima do apito para o intervalo, Mutsinzi marca um auto-golo. Toro cruzou pela direita, o defesa falhou o corte e encostou a bola para as suas próprias redes. Após o golo nada mais se passou e as equipas recolhiam ao intervalo com o resultado de 1-1.

Desconto no m2  do Desportivo

Com o golo do empate, os beirões entraram com ímpeto no segundo tempo. Todo o desenrolar do jogo se passava no meio-campo visitante. O Trofense apenas se preocupava em defender, quando sofreu um revés. Okitokandjo foi expulso aos 61’ após lhe ser exibido o segundo amarelo.

Os da casa faziam um enorme pressing, e merecidamente, puseram-se em vantagem no marcador aos 70’ pelo inevitável André Clóvis. Bandeira cruzou na direita, Clóvis efetuou um primeiro remate que foi defendido por Miguel Santos, mas na recarga, o avançado brasileiro não desperdiçou.

Clóvis bisou no encontro

Volvidos cinco minutos os viseenses ampliaram a vantagem. Outra vez Clóvis! Capela com um incrível trabalho individual cruzou para o número 33 viseense que só teve de encostar de cabeça para o fundo da baliza, perante o desnorteio da equipa da Trofa. Até final, o Académico limitou-se a gerir a vantagem com os forasteiros a nunca conseguirem reagir à desvantagem. O jogo terminaria com o 3-1 final.

Décimo jogo sem perder para os academistas, que este modo sobem ao 6º lugar da classificação com 20 pontos. Na próxima semana deslocam-se até ao terreno do Torreense, para disputar a primeira jornada da Allianz Cup.

O Trofense perdeu pela sétima vez nos últimos 10 jogos. Vai continuar na penúltima posição da tabela com 8 pontos, mas com menos um jogo que os restantes opositores. Jogo esse que será reposto a meio da semana (16), na deslocação até Faro.

Destaques Positivos

Yuri (Académico) – Todos os golos do Académico passaram por ele. Presente em todas as fases do jogo, foi na minha ótica o melhor jogador em campo.

Clóvis (Académico) – Já lá vão 12 golos no campeonato. Sexto jogo consecutivo a marcar para a 2ª Liga. Dos melhores atacantes a atuar em Portugal sem sombra para dúvidas.

Equipa Técnica (Académico) – Com uns jogos piores, outros melhores, o certo é que Jorge Costa e a sua equipa técnica só perderam no seu primeiro jogo em Viseu. Questiono-me aonde estaria o Académico nesta altura se tivesse o técnico portuense desde o início da temporada.

Destaque Negativo

Coletivo (Trofense) – Posso dizer com toda a segurança que foi a pior equipa que vi jogar no Fontelo esta época. Sem ligação de jogo, passes falhados nem nexo, muito espaço aberto na defesa… o primeiro jogo que me deu a sensação, logo no início, que o Académico ganharia sem demais dificuldade. Ou o Bruno China mete esta equipa com outra cara, ou é um claro candidato à descida.

a