Novo volume da revista Beira Alta desvenda património arqueológico da região

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promoveu ontem, dia 10 de novembro, a apresentação de um novo volume temático da revista Beira Alta, que decorreu no Museu Municipal de Vouzela.

Por Beatriz Guerra

Ao longo das décadas, foram muitos os volumes da revista Beira Alta consagrados à área de Arqueologia. O volume agora apresentado, intitulado “Estudos Arqueológicos da Beira Alta”, recupera essa tradição. Nas suas páginas são apresentados diversos estudos arqueológicos da região, os quais expressam o ponto da situação sobre as principais investigações realizadas nos últimos anos.

De acordo com a coordenadora desta edição da Beira Alta, a arqueóloga Catarina Tente, os onze artigos que compõem a revista constituem uma “amostra representativa dos trabalhos desenvolvidos, tendo havido a preocupação de que fossem abordados vários períodos cronológicos, diversos tipos de enquadramento das intervenções, e que houvesse uma representação tão equitativa quanto possível dos vários setores da Beira Alta”.

Publicada desde 1942, como “revista trimestral para a publicação de documentos e estudos relativos às terras da Beira-Alta”, a revista transitou para a Junta Distrital de Viseu em 1960 e, posteriormente, em 1978, para a Assembleia Distrital de Viseu, tendo o projeto sido acolhido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões a partir de 2016.

O volume LXXXI da revista Beira Alta, correspondente aos números 1 e 2 do ano de 2022, dá continuidade a uma publicação periódica cujo primeiro número foi distribuído há 80 anos, em maio de 1942. 

a