Clássico do cinema português musicado ao vivo

O Cine Clube de Viseu apresenta uma sessão especial do filme clássico “Os Lobos”, de Rino Lupo, amanhã, dia 9 de novembro.

Por Beatriz Guerra

Um dos tesouros do cinema mudo português, capta na perfeição as paisagens naturais da Serra da Estrela, num mergulho pelas suas tradições. Nesta sessão será apresentada em estreia absoluta uma nova banda sonora original, composta e tocada ao vivo pelos Bicho Carpinteiro.

Filmado há exatamente 100 anos nas paisagens naturais da Serra da Estrela, e unindo atores profissionais e figurantes locais, Os Lobos é uma das mais empolgantes obras do cinema português dos anos 20. Considerada por Félix Ribeiro, fundador da Cinemateca Portuguesa, como “a mais bela jóia que a cinematografia portuguesa do período mudo tem para mostrar”.

A história é a de um forasteiro, ruivo, marinheiro desterrado para a Serra por um crime passional, cuja chegada à aldeia vem perturbar a pacatez a que os aldeões estavam acostumados.

A sessão será projetada numa versão recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa, fazendo justiça às imagens captadas pelo diretor de fotografia Artur Costa de Macedo, responsável pela fotografia do filme.

Na melhor tradição do cinema mudo, o filme será projetado com a música tocada ao vivo, neste caso pelos Bicho Carpinteiro, um projeto musical de Vasco Ribeiro Casais (Omiri, Seiva, Dazkarieh) e Rui Rodrigues (Casuar, LOT, Uxu Kalhus) que une os ritmos e instrumentos tradicionais portugueses com um folk moderno e musculado, rico em ambientes eletrónicos.

A sessão tem parceria com a Fundação Inatel e que terá entrada livre.

a