Futebol: “Competência é um saber que nasce da dúvida e alimenta-se da incerteza”

O debate de ideias e partilha de conhecimento sobre futebol trouxe a Viseu o Professor José Neto e Nuno Ventura. Com o tema “A Multidisciplinaridade no Futebol – Do Conceito à Operacionalização”, a iniciativa foi da responsabilidade da “Sapienta Sports”, uma empresa de formação na área do desporto, e de Tiago Sant’ana, um dos oradores do evento que decorreu no pavilhão Cidade de Viseu.

Tiago Sant’ana defende a importância de reunir os treinadores à volta da discussão e reflexão continuada sobre Futebol. Natural da cidade de Viseu, o orador destaca a ausência deste tipo de eventos na cidade. “Em 2016 e 2017, na cidade de Viseu foram realizados, à margem do grande evento que é realizado todos os anos pela ESEV, o seminário de futebol, apenas três eventos. Por isso havia a vontade de trazer a “Sapienta” aqui e falar sobre Futebol”, afirma. 

Premiado como melhor aluno do mestrado em treino desportivo, Sant’ana é uma das “bandeiras” do trabalho do Professor José Neto, pioneiro na introdução da observação e análise do jogo de futebol em Portugal. José Neto é também uma das maiores figuras na área da psicologia do treino desportivo, sendo ainda autor de vários livros. Campeão nacional, europeu e mundial ao serviço do Futebol Clube do Porto, o professor defende que “estes colóquios são fundamentais para dar competência a um saber que nasce da dúvida e alimenta-se da incerteza”.

Acrescenta ainda que “há sempre dúvidas nas questões, depois há respostas que originam outras questões e por isso é que o futebol é fantástico”.

Com passagens pelo departamento de prospeção do Sport Lisboa e Benfica, Atlético Clube de Portugal e Centro Desportivo de Fátima, Nuno Ventura está ligado à análise de jogo. Um aspeto que tem vindo a ganhar notoriedade, de acordo com o orador.

“Não quer dizer que seja fator que garanta a vitória, mas acaba por ajudar a estar mais perto da vitória”, esclarece. “Quem negligencia estes conteúdos do jogo, acaba por claudicar e tem mais dificuldade em chegar ao sucesso”, remata Nuno Ventura.

Nesta sessão esteve presente Pepa, técnico do Clube Desportivo de Tondela, que milita na 1ª divisão nacional. Um dos vários treinadores da região beirã, que encheram a sala do pavilhão da cidade de Viseu.

Texto, imagem e áudio: João Carvalho

a