José Pacheco Vieira promove palestras em Viseu

José Pacheco Pereira vai estar em Viseu no próximo dia 17 de novembro, quinta-feira, numa ação promovida pelo Ponto de Recolha do Arquivo-Biblioteca EPHEMERA / Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Por Beatriz Guerra

Esta iniciativa faz parte dos objetivos previstos no protocolo celebrado há dois anos entre o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Cultural EPHEMERA – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, divulgando o seu acervo e promovendo a preservação dos arquivos privados.

O Ponto de Recolha do EPHEMERA no Instituto Politécnico de Viseu é dinamizado por um grupo de voluntários, cujo compromisso assenta na recolha e tratamento das doações recebidas e o seu encaminhamento para os arquivos centrais do EPHEMERA no Barreiro.

Do programa deste evento fazem parte duas palestras pelo mentor e presidente da direção do EPHEMERA, Pacheco Pereira, e uma exposição de materiais recolhidos no polo sediado no IPV, tendo como parceira a Escola Secundária Alves Martins.

Na Escola Secundária Alves Martins, para o público escolher, às 10 horas ocorre a abertura da exposição de materiais do Ponto de Recolha EPHEMERA. Às 10h30 inicia a palestra “A 1ª República” por José Pacheco Pereira.

No Instituto Politécnico de Viseu, para todos os públicos, às 18 horas, no Pequeno Auditório dos Serviços Centrais, decorre a palestra “EPHEMERA – Não deite fora nada que sirva a memória”, por José Pacheco Pereira

A exposição acima referida estará patente até ao dia 2 de dezembro. Nela estarão expostos documentos, jornais, revistas, livros e objetos diversos, abrangendo um período temporal que vai do início do século XX, 1ª República, Estado Novo, Regime Democrático, até à década de 90.

Estes materiais tiveram origem nas ofertas de 25 doadores que, desde 6 de novembro de 2020, entenderam depositar no maior arquivo privado de Portugal, um dos maiores da Europa, protegendo o espólio pessoal e/ou familiar, salvando a nossa memória coletiva.

Este evento conta com o apoio do Município de Viseu, da Freguesia de Viseu e do Grupo Visabeira.