Vitória academista deixa beirões a quatro jogos do sonho do Jamor

Naquele que foi um confronto que opôs duas equipas separadas por dois escalões, o Académico acabou por derrotar a Camacha por 3-0, em Viseu. Num jogo sempre dominado pelos viseenses, a turma de Jorge Costa somou o nono jogo invicto com uma facilidade inesperada.

Por Bianca Leão

Via verde no sentido Norte-Sul

O jogo começou com o Académico a ter mais bola e a marcar cedo no encontro logo aos 11 minutos. Vítor Bruno efetuou o pontapé de canto e André Almeida sem marcação apontou o primeiro golo da partida. Volvidos 6 minutos aconteceu o momento do jogo. Um golão para ver e rever do mesmo Vítor Bruno. Livre na ala direita do ataque academista, com a bola a ser rematada diretamente para a baliza e um golo de bonito efeito a ser marcado no Fontelo.

Simplesmente a equipa que viajou da Madeira, e da qual se esperavam mais dificuldades do que aquelas que causou, (vinha de 7 jogos sem perder) não conseguiu reagir aos dois golos quase de rompante dos beirões. Com isto, o Académico controlou o jogo até ao intervalo com um ou outro ataque perigoso. As equipas recolhiam aos balneários com um placar de 2-0.

Tentativa de despertar tardio não alterou o rumo do jogo

Na segunda metade o Académico entrou a todo o gás. Logo nos primeiros cinco minutos poderia ter feito o terceiro ou até mesmo o quarto golo. Más finalizações e uma defesa milagrosa de um defesa encima da linha de golo, salvaram a equipa de Santa Cruz.

Aos 65’ a Camacha tentou acercar-se no último terço academista. No mesmo minuto, Janota, efetuou uma enorme defesa e impediu os madeirenses de reduzirem o marcador. A partir desse instante os azuis e brancos praticaram mais alguns ataques, mas sem perigo.

O jogo estava morno, quando a cinco minutos para os 90’ chegou o último golo do Académico. Labila, homem que entrou muito bem na segunda parte, fez o golo. Jogada que demonstrou a passividade defensiva da Camacha durante todo o encontro. Labila recuperou a bola, passou a Tiago Mesquita que encontrou Ott na grande área e assistiu de cabeça o Labila para um remate rasteiro. Finalização fácil à entrada da pequena área. Os madeirenses reagiram, mas o tempo já não dava para mais e os beirões avançam assim para os “oitavos”.

Jorge Costa poupou oito titulares nesta partida. Desse modo espera-se que o Académico receba o Trofense no Fontelo, domingo (13), com uma equipa a demonstrar bons níveis físicos.

A Camacha diz adeus à Prova Rainha e vai focar-se unicamente no Campeonato de Portugal, aonde se encontra no 4º lugar da Série B. Também domingo, desloca-se a Alpendorada para defrontar a equipa local.

Destaques Positivos

Silva (Académico) – Meu Deus. No primeiro jogo a titular da época, o jovem médio academista mostrou a muitos graúdos como se faz. Ora a descongestionar jogo, ora a proteger a sua defesa de possíveis ataques, foi exímio em quase todas as suas ações.

Vítor Bruno (Académico) – Com um grande golo e uma assistência foi sem dúvida o Homem do jogo do Académico da partida.  

Destaques Negativos

Coletivo (Camacha) – Sinceramente esperava muito mais desta equipa. Sete jogos sem perder não são brincadeira. Possivelmente os dois golos sofridos, quase de seguida, foi um choque demasiado grande para aquilo que os madeirenses estavam preparados. Viu-se uma equipa apática em muitos momentos do jogo e a vitória dos beirões nunca teve em risco.  

a