Viseense Tiago Ladeira atinge o terceiro lugar do pódio do Campeonato Nacional de Downhill

O viseense Tiago Ladeira atingiu o terceiro lugar do pódio da prova que definiu os campeões nacionais de Downhill, que se realizou no concelho de Seia, no passado dia 6 de novembro.

Por João Mota

José Borges, Gonçalo Bandeira e Tiago Ladeira

Tiago Ladeira inaugurou a pista de Vila Cova à Coelheira, tendo realizado a prova de descida de montanha em dois minutos e trinta e oito segundos (2’38’’026), ficando atrás do atleta José Borges com tempo de prova de dois minutos e trinta e seis segundos (2’36’’458) e do grande vencedor Gonçalo Bandeira que atingiu o primeiro lugar com uma diferença de 225 milésimos em relação ao atleta do segundo lugar do pódio.

Este Campeonato Nacional de Downhill contou com mais de 160 participantes divididos em 12 categorias de competição e três “open”.

A categoria de elite feminina teve como vencedora a atleta Sara Ferreira, que conquistou o título com três minutos e trinta segundos (3’30’’476), e na elite masculina o vencedor foi Gonçalo Bandeira.

Este campeonato, não só foi marcante para os vencedores das inúmeras categorias, mas também para a aldeia de Vila Cova à Coelheira. A pequena freguesia do concelho de Seia, recebeu a competição devido à construção de uma pista com 1700 metros, que, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira, João Ferreira, “foi feita de propósito”. O autarca diz que a infraestrutura se irá manter e é intenção da freguesia “melhorá-la e colocá-la no roteiro de provas de downhill.”

João Ferreira destacou ainda a importância destas provas para a região: “estamos no interior, temos o problema da falta de pessoas, mas a importância desta pista é para já captar jovens e atletas do nosso país, e pelo que já tenho, está previsto para março fazermos aqui uma prova internacional, porque tudo o que isso envolve é uma mais-valia”.

a