Politécnico de Viseu recebe projeto EARLY

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) acolhe o Projeto “EARLY – Modelo de Educação a Distância com Recurso à Robótica para Crianças com idades entre 3 e 7 anos”.

Por Beatriz Guerra.

O projeto pretende responder a questões sobre a melhor forma de utilizar as tecnologias digitais, de modo a desenvolver práticas multimodais através de uma metodologia de educação online.

O EARLY está empenhado em assegurar que os educadores de infância possam desenvolver e atualizar as suas competências para proporcionar educação e formação em diferentes situações.

Na reunião, os parceiros vão discutir os resultados do questionário sobre práticas de utilização de ensino remoto durante a pandemia. Assim, construem respostas válidas para situações em que as crianças não se podem deslocar a jardins de infância e mesmo assim beneficiem de educação pré-escolar.

A discussão abordará necessidades e interesses de formação na educação de crianças pequenas sobre o pensamento computacional e a robótica educativa na educação pré-escolar. Com base na análise destes resultados, será preparado o curso de formação para futuros/as educadores/as de infância.

O projeto visa desenvolver um currículo de educação à distância enriquecido com robótica, destinado à formação de professores, para aplicar em ambientes de aprendizagem mista (b-learning) e para ajudar a melhorar o seu perfil profissional.

Uma visita à cidade de Viseu também está incluída no programa, assim como alguns dos museus, visto que as experiências educativas fazem mais sentido quando construídas em colaboração com a comunidade e com vários parceiros.

Além do Politécnico de Viseu (ESEV e ESTGV), são parceiros deste projeto, a Universidade de Kocaeli (Turquia, coordenadora), a Universidade da Letónia, a Scuola di Robotica (Itália), a Universidade de Mannheim (Alemanha), a associação Early Years (Irlanda) e a Mellis Ed. Tech (Turquia).