3ª Edição do Festival Internacional de Dança Jovem em Viseu

A escola de dança Lugar Presente apresenta a 3ª Edição do Festival Internacional de Dança Jovem, nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, na cidade de Viseu.

Por Beatriz Guerra

O festival Lugar Futuro tem como objetivo promover os jovens criadores e intérpretes de dança a constituir-se para a estreia de novas obras de coreógrafos nacionais e estrangeiros, além da reposição de “primeiras obras” de estudantes de dança ou coreógrafos emergentes.

A direção artística do festival será feita pela Leonor Keil, e é composto pela apresentação de espetáculos, filmes, master-classes e conferências de forma a criar experiências entre criadores e intérpretes participantes. A este movimento juntam-se escolas de dança, alunos e professores numa partilha efetiva com o público de Viseu e os restantes online.

Um dos pontos altos do programa é a apresentação de uma coleção de Primeiras Obras da autoria de jovens coreógrafos, que irá surpreender pela diversidade “e frescura” nelas envolvidas. Estaedição conta com a presença da Academia de Dança de Alcobaça e o regresso presencial da escola belga Kunsthumaniora de Antuérpia.

A 3ª edição do festival Lugar Futuro apresenta-se como uma plataforma vibrante para os jovens artistas e para coreógrafos já conceituados, perspetivando uma contínua abertura do público à dança contemporânea.

Mais informações sobre a programação em 2022 – 3ª edição – Lugar Presente