Arquivo Municipal de Viseu começa as mudanças para a nova “casa”

A Câmara Municipal de Viseu iniciou hoje, quarta-feira, o processo de mudança de instalações do Arquivo Municipal para um novo espaço, situado no rés do chão da Igreja Madre Rita, na Freguesia de Ranhados.

Por Beatriz Guerra

Este processo tem uma duração estimada de quatro semanas, e até ao final do processo, o Arquivo Municipal de Viseu continuará a trabalhar normalmente nas instalações da Casa Amarela.

O Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, refere que “este novo Arquivo, que resulta de um investimento municipal bem significativo, vai contribuir para uma maior satisfação dos nossos cidadãos a quem, desde já, agradecemos toda a compreensão neste processo de transferência de processos.”

As obras de adaptação do novo Arquivo servem para reunir o acervo documental, dotar o Arquivo Municipal de sistemas de segurança, conservação e acondicionamento da documentação, possibilitando ainda a criação de espaços de atendimento, de consulta e de digitalização.

No próximo mês de Dezembro o Município de Viseu prevê abrir o novo Arquivo e prestar serviços da consulta à reprodução, do levantamento de documentação ao pagamento, tudo de forma mais cómoda e rápida e num só espaço, moderno e eficiente.

a