Grande asteroide detetado na proximidade da Terra

Cientistas anunciaram na segunda-feira a presença de um asteroide com cerca de 1,5 quilómetros de tamanho. Denominado por 2022 AP7, foi detetado pela primeira vez no caminho da terra.

Por Beatriz Guerra

Scott Sheppard, um astrónomo do Instituto Carnegie para a Ciência, revela que o asteroide “está no caminho da Terra, o que o torna num asteroide potencialmente perigoso”. Contudo, a ameaça não é imediata visto que se encontra “muito longe” do nosso planeta.

O cientista adianta ainda que a trajetória modifica-se lentamente devido às forças gravitacionais, o que dificulta ter previsões a longo prazo. O asteroide leva cinco anos a circundar o sol e está a vários milhões de quilómetros da Terra.

Este é o “maior objeto potencialmente perigoso descoberto nos últimos oito anos”, de acordo com um comunicado de imprensa do NOIRLab norte-americano, que opera vários observatórios.

Sendo o risco hipotético, em caso de colisão teria “um impacto devastador na vida tal como a conhecemos”, explicou Scott Sheppard, uma vez que a poeira lançada bloquearia a luz solar, arrefecendo o planeta e causando uma extinção em massa.

A descoberta foi feita através do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal.

A agência espacial norte-americana NASA realizou uma missão de teste no final de setembro: uma nave espacial foi lançada contra um asteroide não perigoso, provando ser possível alterar a trajetória.

a