Academi@ STEM Mangualde acolhe professores da Catalunha ligados ao projeto STEAMcat

Pelo segundo ano consecutivo a Academi@ STEM Mangualde acolheu cinco professores da Catalunha, durante os dias 12 e 13 de outubro, no âmbito do projeto de Erasmus “Job Shadowing”. Para além dos elementos que compõe a Academia, os professores foram recebidos por Rui Costa, Vereador da Educação do Município de Mangualde e pela direção do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Depois da apresentação do trabalho desenvolvido pela Academi@ STEAM Mangualde, os participantes do encontro estiveram no Palácio dos Condes de Anadia, onde replicaram uma atividade desenvolvida para alunos do 2º ciclo. O primeiro dia do encontro terminou com uma reunião entre os docentes da Catalunha e professores ligados à Academi@ STEAM Mangualde, onde juntos puderam planificar atividades STEM para alunos do 8º ano.

No segundo dia os professores dinamizaram uma atividade STEM na cantina escolar da Escola Básica 1 Ana de Castro Osório, em Mangualde. A atividade pensada para os alunos do 2º ano teve como tema a alimentação. Luísa Figueiredo, professora do 1º ciclo e responsável pela atividade, garante que “com estas atividades desenvolvemos atitudes: a atitude de cooperação, a atitude de relação, de respeito pelo outro, o raciocínio critico, a reflexão”, enumera. A professora tem a noção de que não pode “ensinar hoje como ensinava há 10, há 20 ou há 30 anos, esta atividade é rica porque verifica-se a articulação entre diversas disciplinas e áreas do currículo” remata.

Fábio Ribeiro, coordenador da Academi@ STEAM Mangualde, mostra que em todas as suas atividades introduzem “uma grande componente tecnológica”. O coordenador dá o exemplo da criação de uma lista digital para esta atividade onde “os alunos verificaram se as condições de higiene e segurança estavam ou não acauteladas na cantina, essa ferramenta vai permitir que ao chegar à sala de aula os alunos possam comunicar o trabalho desenvolvido”. Fábio Ribeiro afirma ainda que nestas atividades “toda a ação desenrola-se à volta do aluno, o professor serve apenas de facilitador”.

Os professores da Catalunha tiveram também a oportunidade de falar com Isabel Serra, Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu (CFAE) que lhes apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Formação EduFor. Por fim, visitaram a Innovative Classroom Lab (Sala do Futuro). A Academi@ STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) Mangualde existe desde 2018 e desenvolve atividades interdisciplinares “em torno de uma visão meta-disciplinar”.