CIM Viseu Dão Lafões promove experiência de empreendedorismo

Os alunos que se referenciaram na 10ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, que é promovido pela Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões. Visitaram esta quarta feira (12), três cidades europeias, com o objetivo de realizar viagens de conhecimento. Foram apresentadas 14 ideias a um júri, sendo que destas 3 distinguem-se pelos projetos apresentados.

Por João Alves

Os estudantes premiados são naturais dos concelhos de Nelas, Tondela e Penalva do Castelo. Visitaram várias ‘start-ups’, hub de empresas (espaços onde as novas empresas se podem criar e começar a sua atividade) e também incubadoras de empresas (locais onde se desenvolvem projetos).

“A CIM Viseu Dão Lafões irá continuar, no domínio da educação”

Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão-Lafões, considera que “é com muito prazer que vemos os vencedores desfrutarem plenamente dos seus prémios, aliando a parte lúdica das viagens à parte do empreendedorismo presente no setor empresarial”.

“VPMS – Vemos o Mundo Por Si”

Os primeiros classificados, António Laranjeira, Gabriel Camões e Simão Pereira, apresentaram este projeto inovador que ajuda os invisuais. As funcionalidades desta inovação são criar uns óculos adaptados e ainda uma aplicação que ajuda nas deslocações. Estes alunos do município de Nelas, visitaram a cidade de Dublin e alcançaram a oportunidade de visitar várias instituições, entre elas a Guiness Entreprise Centre (incubadora de empresas associada a diferentes universidades mundiais), como também a Trinity College (universidade irlandesa).

“Remote Control Lighting”

Este conceito alcançou o segundo lugar. É da autoria dos aprendizes Gabriel Barbosa, Luís Ribeiro e Ricardo Martins, naturais do concelho de Tondela. Este projeto consiste em conceber um mecanismo, que faça uma poupança de energia na iluminação pública. A cidade de Barcelona acolheu estes estudantes. Visitaram uma incubadora 3D e ainda a Cosmo Caixa (museu de ciência da cidade espanhola).

“Banco Solar”

Do concelho de Penalva vêm os estudantes, João Simões e Rodrigo Silva que foram até Madrid. Esta inovação ficou na terceira posição desta edição. Passaram por empresas como por exemplo a eDreams (‘start-up’, na área das viagens), a Madrid Food Inovation Hub e ainda a Wayra Madrid (hub da Telefónica).