Nova rotulagem de alimentos no Brasil propõe benefícios para o consumidor

No Brasil, desde o último final de semana, todos os produtos lançados a partir de sábado (8) serão submetidos à uma nova rotulagem de alimentos, que entrou em vigor no domingo (9). Os rótulos adaptados buscam trazer mais facilidade e clareza para o consumidor na hora de fazer a escolha.

Por Leonardo Lira

Dentre as novidades nas novas embalagens está a rotulagem nutricional frontal, a FOP (Front of Pack), como é conhecida, possui como intuito identificar na parte da frente da embalagem produtos que tenham alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Além de informar nutrientes por porção de 100g ou 100ml, possibilitando por exemplo, contrapor a quantidade de calorias em determinados produtos ou a quantidade de açúcar em outros.

Estas normas não foram propostas recentemente. Em 2014 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seu grupo de trabalho passou a rever as condições da rotulagem, publicando uma norma regulamentar em 8 de outubro de 2020, e vigorando apenas em 2022.

O prazo de adequação dos rótulos possui uma grande variedade no que depender das diferentes situações. Os produtos que já se encontram nos mercados têm prazo até 9 de outubro de 2023 .Os alimentos produzidos por agricultores e produtores independentes até 9 de outubro de 2024 e para bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis até 9 de outubro de 2025.

As novas rotulagens tornarão mais acessíveis para os consumidores as escolhas do que e como consumir, facilitando a compreensão das informações nutricionais e ainda possibilitar o controlo da alimentação de maneira autónoma, de acordo com suas necessidades específicas.