Subsídio de refeição na função pública aumenta para 5,2 euros

O Governo anunciou aos sindicatos da função pública, esta sexta-feira, uma proposta para subir o subsídio de refeição no Estado para 5,2 euros, mais 9%.

Por Miriam Gonçalves

Segundo comunicado à Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), o Governo revela um aumento de 43 cêntimos face aos atuais 4,77 euros. Com esta subida, o subsídio de refeição para os funcionários públicos é de 5,2 euros.

Na reunião, a secretária de Estado declarou que a medida custará 77 milhões de euros, o que representa mais 9,6 euros por mês para cada funcionário público. José Abraão, secretário-geral da federação, refere que a posição deve ser revista, devido ao facto de o Ministério do Trabalho ter publicado uma portaria com uma subida de 5,45 euros para os administrativos.

A Fesap considera que ainda existe margem para melhorar a proposta, neste sentido pediu uma reunião suplementar ao Governo.

“A margem que existia na primeira reunião para melhorar estas propostas passa de um aumento médio de 3,6% para 3,9% mantendo os 5,1% da massa salarial e quero acreditar, uma vez que está reunido o Conselho de Ministros e que as reuniões vão continuar, que ainda haja margem para que possa haver evolução nas propostas”, sublinhou o sindicalista.

A proposta de aumento do valor do subsídio de alimentação na função pública de 4,77 euros para 5,20 euros em 2023 surge um dia depois de o Governo apresentar na Concertação Social uma medida que vai no mesmo sentido, para o setor privado.

a