Combustíveis voltam a aumentar, mas os portugueses pagam menos do que em junho

Foi em junho deste ano que os combustíveis apresentaram o valor mais elevado de sempre atingindo, em média, 1,982 euros por litro o gasóleo e a gasolina 2,131 euros por litro.

Por Francisco Rodrigues e Gabriela Lopes

Segundo fontes do setor, na próxima semana os combustíveis vão voltar a subir. Já na próxima segunda-feira (10), a gasolina deve aumentar entre 8 e 9 cêntimos por litro e o gasóleo sobe até 11 cêntimos. Este aumento é contrário ao que se tem verificado ao longo dos últimos meses, em que o preço dos combustíveis tem vindo a diminuir.

A gasolina alcançou o seu ponto máximo na semana de 6 a 12 de junho, com valores entre os 2,171 e os 2,183 euros por litro, tal como mostram os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia. Por sua vez, o gasóleo chegou aos valores mais elevados entre 22 e 26 do mesmo mês variando dos 2,100 aos 2,094 euros por litro. A partir destes limites os valores dos combustíveis foram diminuindo semanalmente.

A maior variação ocorreu a 22 de agosto quando a gasolina continuava em tendência decrescente, mas o gasóleo fugiu à regra de descida, fazendo com que ambas as matérias primas se igualassem. Nessa semana, tanto o gasóleo simples como a gasolina 95 foram oscilando entre os 1,771 e os 1,779 euros por litro.

A 29 de agosto o custo do gasóleo disparou para os consumidores, ultrapassando pela primeira vez o custo da gasolina. Este é um facto único mantendo-se até aos dias de hoje apesar das variações.

Apesar de nesta semana já se ter verificado uma pequena subida e se prever uma ainda maior para os próximos dias, os valores dos combustíveis estão bastante baixos comparativamente ao mês de junho. Fazendo as contas atualmente, um consumidor com um carro a gasóleo ao atestar o depósito com 40 litros, paga aproximadamente menos 10 euros. Por sua vez, um português com um carro a gasolina colocando os mesmos 40 litros, irá poupar em média 16 euros.

Imagem de IADE-Michoko por Pixabay