Viseenses contestam aumento do preço dos combustíveis

O descontentamento dos portugueses com a subida dos preços dos combustíveis, uma situação que se tem vindo a agravar desde o início da guerra na Ucrânia, é cada vez mais evidente. O aumento recente dos preços dos combustíveis está já a provocar vários constrangimentos e um descontentamento à população viseense.

Por Ana Margarida Alves, Daniela Rocha e Daribell Figueiredo

Alexandre Reis, residente na zona de Viseu, afirma que, a solução seria a redução de impostos: “pagamos cerca de 59% em impostos. Eu faço cerca de 100kms por dia. Antigamente 30€ de gasóleo davam para a semana toda, hoje em dia não dá” conclui.

Vítor Henriques, dono de uma bomba de gasolina em Viseu, defende que “o aumento é subsequente e provocou um aumento em todos os produtos na generalidade, e os combustíveis não fogem à regra”. O responsável confirma, ainda, que o fluxo dentro das bombas tem tido um aumento pontual quando “o preço é mais barato”.

Vítor Rodrigues, sócio-gerente da escola de condução AC de Viseu, considera que “os combustíveis não são um bem alimentar, mas sim um bem essencial para o funcionamento das empresas e para as pessoas se deslocarem”. O responsável declara ainda que “tudo serve de justificação para aumentar os combustíveis” e refere as consequências que sofre a escola de condução, não só no abastecimento de um depósito combustível, mas tudo o envolve a manutenção de um carro. “Todas as empresas ao sentirem esse aumento de combustíveis aumentam o produto, a venda e a prestação do serviço. É tudo inflacionado pelo aumento dos combustíveis”, conclui Vítor Rodrigues.