Possível descida do Tondela seria um “apagão do centro”

A luta pela manutenção na primeira liga do futebol português está acesa e resume-se a três equipas, uma delas é a equipa beirã. O Tondela joga a cartada decisiva na 34ª e última jornada, em casa com o Boavista. 

Por Francisca Novais, João Martins e Simão Reis

O ambiente vivido na cidade de Viseu é de alguma cautela, tendo em consideração a difícil tarefa que o clube tem pela frente. Para muitos viseenses a despromoção significa um retrocesso no desenvolvimento, na economia e na representatividade da região no panorama desportivo e cultural nacional.

Para Carlos Silva, taxista na cidade de Viseu, “o Tondela já não tem hipótese de se manter”. Ouvido pelo #dacomunicação, o habitante acrescenta que essa descida não altera em nada o quotidiano dos locais, visto que “o Académico de Viseu já representa a região”.

Pelo contrário, para Aníbal Borges, a possível descida do Tondela traduzir-se-ia num “apagão do centro” no que à representatividade diz respeito. O reformado viseense aponta ainda a “posição delicada” em que os auriverdes se encontram, reforçando que “até ao final, e havendo esperança, tudo é possível”. Aníbal Borges destaca a descida de divisão da Académica de Coimbra, o facto de o Académico de Viseu não apostar na subida de escalão e questiona, se a despromoção do Tondela acontecer, “o que é que resta da zona centro?”.

Preocupação, esperança e alguma indiferença, são o misto de emoções que por esta altura se vive na cidade de Viriato até ao derradeiro “dia D”. O “jogo da salvação” está marcado para domingo, dia 15 de maio de 2022 pelas 15:30h no estádio João Cardoso, em Tondela.

Importante realçar que a salvação do clube tondelense apenas é assegurada via play-off, defrontando o 3º classificado da segunda liga, e para isso tem de vencer no domingo, mas depende também da sorte do Moreirense e do B-SAD.

a