Benfica e a sua vitória sofrida e transpirada

Benfica recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por 2-0, num jogo bastante inquietante onde os Sadinos reclamaram até uma grande penalidade não assinalada.

Para quem não assistiu ao jogo, talvez pense que o resultado não engana. Porém, o ditado “nem tudo o que parece é” aplica-se inteiramente ao resultado deste jogo. Depois de uma primeira meia hora fulminante da equipa encarnada, que resultou no primeiro golo da partida, estes “dormiram” sobre o assunto estando completamente às escuras até quase ao momento do apito final.

Rui Vitória mexeu no onze tradicional da equipa, algo a que nos tem habituado nestes últimos tempos e que não tem agradado aos adeptos. Não se sabe o motivo, serão problemas técnicos ou lesões? Só ele, no entanto saberá. Apesar desta mudança, a tática continuou a mesma, o famoso 4x3x3 utilizado na vitória em Guimarães, tática essa que resultou na primeira meia hora de jogo, onde “estrelas” como Krovinovic, Jonas e até Luisão mostraram o ar da sua graça. Foi nesta meia hora “mágica” que apareceu o primeiro golo do Benfica pelos pés de Cervi aos 25 minutos de jogo.

Mas, a partir deste momento tudo mudou, ou melhor, descambou. Os encarnados apagaram-se e deitaram-se à “sombra da bananeira” desta vantagem mínima. No segundo tempo não houve qualquer sinal da equipa de Rui Vitória, havendo apenas uma ocasião quase insignificante aos 55 minutos, onde Grimaldo serviu Krovinovic que rematou e obrigou Cristiano a defender. Os encarnados estavam a ser “abafados” pelos Sadinos e só respiravam quando Cervi e Krovinovic se entendiam entre eles e faziam das suas, momentos esses que faziam as delícias dos adeptos e até mesmo do próprio treinador.

Apesar das dificuldades, o Vitória de Setúbal nunca baixou os braços e foi atrás das suas chances. Que o diga Grimaldo, que não teve qualquer descanso com Arnold, estando este presente num dos lances mais perigosos do Setúbal, que acabou por resultar em nada aos 60 minutos.

O Benfica conseguiu finalmente respirar apenas nos 10 minutos finais. Foi neste momento que, João Amaral reclamou uma grande penalidade cometida por Bruno Varela, mas o árbitro nada assinalou tendo os encarnados aproveitado para contra-atacar e a bola acaba por cair nos pés de Cervi, que serve Krovinovic, terminando este por marcar o 2-0 para o Benfica, resultado que não se voltou a alterar até ao apito final.

 

Texto: Carolina Goulart Brilhante

Imagem: Sport Lisboa e Benfica

a