ESEV promove a 1.ª edição das “Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência”

A Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) concebeu e desenvolveu um estudo piloto com o objetivo de implementar, pela primeira vez em Portugal, as “I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência’’ (MOEC), que irão decorrer no próximo dia 30 de abril na ESEV.

Assim, durante a manhã daquele dia, 40 alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) vão realizar duas provas olímpicas oficiais, uma teórica e uma experimental, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, nas áreas científicas de Astronomia, Física, Química, Biologia e Geologia. Previamente, nas suas escolas, já concretizaram as provas olímpicas de treino.

Nesta fase final do estudo piloto estão envolvidos professores do 1.º CEB, de seis instituições de ensino do concelho de Viseu, que irão acompanhar os seus alunos.

As Olimpíadas de Ciência têm o potencial de divulgar e motivar os alunos para a ciência, estimular a construção do conhecimento científico e promover o desenvolvimento de novas metodologias em contexto escolar de 1.º CEB, bem como identificar indicadores relevantes na Educação em Ciências.

O estudo piloto é desenvolvido pela ESEV, com a participação de docentes de todas as outras Unidades Orgânicas do IPV, e em colaboração com a Ciência Viva, as Sociedades Portuguesas de Física e Química, a Sociedade Geológica de Portugal, a Ordem dos Biólogos, a Association of Polar Early Career Scientists e a International Association for Geoethics.

Esta investigação educacional foi aprovada no contexto dos projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica do Instituto Politécnico de Viseu [PROJ/IPV/ ID&I/023], e é financiada pela Caixa Geral de Depósitos.

“I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência”

08:30 – Receção dos participantes
08:45 – Cerimónia de abertura (Presidida pelo Senhor Presidente do IPV, Doutor José dos Santos Costa)
09.00 – Direcionamento para a sala da Prova Teórica