ESEV recebeu “VIII Encontro de Jornalismo Especializado”

No passado dia 30 de março, no decorrer dos Dias da Comunicação Social, a Escola Superior de Educação de Viseu recebeu o “VIII Encontro de Jornalismo Especializado”, presidido pela coordenadora do curso de Comunicação Social, Joana Martins.

O encontro contou com a presença de João Nogueira, Kevin Santos e Regina Nunes, alunos do terceiro ano do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), que apresentaram o resultado dos seus trabalhos de investigação.

João Nogueira começou por abordar o tema da economia, focando a sua análise no chumbo do Orçamento de Estado, sobre o qual foram analisadas diversas capas de jornais generalistas e apresentados dados sobre a cobertura do processo que levaria à antecipação das eleições legislativas.

Kevin Santos introduziu o tema do desporto numa análise feita ao Jornal Record e retirou conclusões sobre a predominância do futebol em relação a todas as outras modalidades, destacando a supremacia dos “3 grandes” (Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto), mesmo em datas que coincidiram com grandes conquistas de outras modalidades.

Por fim, Regina Nunes incidiu a sua análise nas Eleições Autárquicas de 2021, tratadas pelo Jornal de Notícias, um jornal que tem a sua sede na cidade do Porto. Acerca desta particularidade, a aluna apresentou dados que relacionam a localização geográfica com a linha editorial do jornal.

O encontro terminou com um espaço aberto a questões por parte do público aos oradores.

Os Dias da Comunicação Social decorrem até 5 de abril na Escola Superior de Educação de Viseu.