F1: Charles Leclerc vence o primeiro Grande Prémio da temporada

O piloto da Ferrari venceu no Bahrain, numa corrida em que Lewis Hamilton (Mercedes) foi terceiro e o atual campeão, Max Verstappen (Red Bull), abandonou a prova. Carlos Sainz (Ferrari) terminou no segundo posto.

Por Tânia Chaves 

Fim‑de‑semana de dobradinha para os homens da Ferrari com os dois pilotos nos primeiros lugares do pódio. Leclerc saiu da pole position e liderou a corrida, da primeira à última volta. Já Carlos Sainz saiu do terceiro lugar entre os dois homens da Red Bull (Verstappen e Sergio Pérez) e terminou no segundo posto depois da desistência de Verstappen.

O piloto do carro número um abandonou a corrida algumas voltas após a entrada do Safety Car em pista, devido a problemas no carro de Pierre Gasly. O monolugar do francês da Alpha Tauri acabou por arder na volta 46. A cinco voltas do final, o neerlandês da Red Bull teve complicações no motor do carro e acabou por desistir quando lutava pelo primeiro lugar.

Duas voltas depois, nova contrariedade para a Red Bull, desta vez com “Checo” Pérez a retirar-se da prova após o sistema de segurança ter bloqueado as rodas do carro. O mexicano acabou por se despistar e a equipa não pontuou depois da saída dos dois pilotos.

Além de Leclerc, a surpresa do dia foi Kevin Magnussen (Haas), que regressou aos campeonatos de F1 depois da saída de Nikita Mazepin, terminando a corrida em quinto lugar. Os homens da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell terminaram a corrida no top 5. O britânico heptacampeão saiu do quinto posto enquanto Russell arrancou no 9º.

Valtteri Bottas, novo piloto da Alfa Romeo, saiu da terceira linha da grelha de partida (6º lugar) ao lado do ex-colega de equipa, Lewis Hamilton. Após uma corrida sólida, o finlandês acabou por manter a posição e garantir um lugar no top 10.

Depois das 57 voltas no circuito de Sakhir, Charles Leclerc lidera o mundial de pilotos com 26 pontos, à frente de Carlos Sainz com 25. Os dois homens da Mercedes, Hamilton e Russell, seguem no terceiro e quarto posto, respetivamente, com 15 e 12 pontos.

A próxima corrida acontece no próximo domingo, 27 de março, na Arábia Saudita.

a