Vouzela leva sustentabilidade à Bolsa de Turismo de Lisboa

O concelho de Vouzela vai marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrerá de 16 a 20 de março, na Feira Internacional de Lisboa.

Integrada no stand da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, a presença de Vouzela será alinhada com os objetivos da certificação da sustentabilidade, uma distinção que o território recebeu no passado mês de dezembro, pelo Instituto do Turismo Responsável (ITR), e que visa assegurar a implementação de um modelo de desenvolvimento turístico que garanta uma relação equilibrada entre a atividade humana, a proteção do ambiente e a preservação do património histórico-cultural.

Assim, no dia 16 de março, entre as 10h30 e as 12h, a proposta de Vouzela passa por apresentar um pequeno almoço sustentável. Confecionado em parceria com a Escola Profissional de Vouzela, o pequeno almoço sustentável privilegia a produção local e os produtos de época (cenoura, laranja, tangerina, abóbora) os quais irão servir de base à confeção de bolos, sumos naturais e compotas. Simultaneamente serão dados a degustar o emblemático folar e o multi premiado pastel de Vouzela, iguarias sempre muito apreciadas e que representam bem a qualidade da doçaria local.

“Vouzela é o primeiro destino turístico sustentável certificado do país e não podíamos estar mais satisfeitos e orgulhos da distinção, uma distinção que nos posiciona a nível nacional e internacional junto de um tipo de turista que procura uma experiência genuína de um território preservado, autêntico e cumpridor de boas práticas da sustentabilidade. É este, no fundo, o posicionamento turístico e a mensagem que queremos levar à BTL, com a nossa participação naquela que é a maior feira nacional de turismo”, sublinha Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.