Liga Europa: FC Porto perde em casa frente ao Lyon e adia a decisão da passagem aos “quartos”

O Lyon venceu por 1-0 na deslocação ao Dragão com golo de Lucas Paquetá. Com a eliminatória em aberto a equipa de Sérgio Conceição visita os franceses no próximo dia 17 de março. 

Por Tânia Chaves

Em noite europeia o Lyon criou problemas aos azuis e brancos desde muito cedo. Nos dez minutos iniciais Moussa Dembelé saltou no coração da área para desviar um livre à esquerda, mas Diogo Costa estava atento e rapidamente afastou a bola.

Numa jogada de contra-ataque, logo no minuto a seguir, Vitinha ajeitou e atirou à entrada da área de Anthony Lopes. O médio do FC Porto tentou colocar a bola no ângulo e desbloquear o marcador.

Pepe e Lucas Paquetá chocaram nos segundos iniciais da partida e Sérgio Conceição fez entrar Rúben Semedo ao intervalo. O central português reforçou os azuis e brancos no mercado de inverno e fez a sua estreia absoluta no Dragão. 

Na entrada para o segundo tempo, Evanilson serviu Taremi, mas o avançado iraniano estava desenquadrado com a baliza. A equipa da casa procurava fazer o primeiro. 

Ao minuto 60 golo do Lyon por Lucas Paquetá depois da assistência de Dembelé. O golo foi anulado pelo árbitro, mas o VAR reverteu a decisão. Estava feito o primeiro no Dragão depois de um erro na defesa do Porto com o brasileiro do Lyon a aproveitar.

Aos 63’ o juiz da partida ainda assinalou grande penalidade por mão na bola, contudo o VAR voltou a intervir e a reverter. Aos 85´ ocasião de perigo para o Porto com a arrancada de Toni Martinez na direita e Galeno, de primeira, atirou para fora.

No último minuto da partida o FC Porto reagiu à desvantagem e fez o empate aos 90’+5’. Mbemba marcou, mas o golo foi invalidado por posição irregular do central.

Com a derrota em casa por 1-0, o FC Porto tem vida complicada e precisa de vencer, pelo menos, por 2-0 na segunda mão para passar a eliminatória. O próximo encontro entre os dois conjuntos está agendado para a próxima quinta – feira às 20h

a