Politécnico de Viseu e Município de São Filipe assinaram protocolo de colaboração

Uma comitiva da Câmara Municipal de São Filipe, na ilha do Fogo, Cabo Verde, visitou no início desta semana o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), onde firmou com esta instituição de Ensino Superior um protocolo de colaboração e cooperação institucional.

Nuias Barbosa Silva e José Santos Costa

O acordo foi assinado entre o presidente do IPV, José Santos Costa e o presidente da Câmara Municipal de São Filipe (CMSF), Nuias Barbosa Silva, cerimónia que decorreu nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu.

O protocolo estabelecido tem por base “promover o acesso ao ensino superior e à formação profissional de reconhecida qualidade para os jovens do Município de São Filipe em particular e da ilha do Fogo em geral”. As duas instituições mostraram-se amplamente interessadas em “contribuir para o desenvolvimento do capital humano, através de uma sólida formação e capacitação dos seus jovens quadros”.

Assim, o acordo agora protocolado tem como objetivo “estabelecer as bases de colaboração entre a CMSF e o IPV, em matérias de interesse comum”, as quais vão desde “o desenvolvimento de programas conjuntos” para a “promoção do ensino, da formação e da capacitação progressiva dos recursos humanos” do referido território cabo-verdiano, à promoção e colaboração em atividades académicas, científicas, técnicas, pedagógicas e culturais, bem como de eventos científicos, fomento e intercâmbio de informações e publicações, desenvolvimento de projetos e pesquisas até à dinamização do empreendedorismo, entre outras que se mostrem do interesse de ambos os países.

No encontro estiveram ainda presentes, as vereadoras da Câmara Municipal de S. Filipe, Vanilda Correia, que tem o pelouro da Ação Social, Saúde e Habitação, e Eva Spínola Andrade, responsável pela área da Educação, Formação Profissional e Ensino Superior. Por parte da instituição anfitriã, estiveram também os vice-presidentes João Vinhas e Helena Vala e, ainda Helena Rodrigues, do Gabinete de Relações Internacionais.