Docente do IPV participa em estudo global para descobrir quantas espécies de árvores existem na Terra

Hélder Viana, doutorado em Ciências Agronómicas e Florestais, professor adjunto da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, e investigador do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, participa no estudo global que tenta descobrir o número de espécies de árvores existentes na Terra.

O estudo é liderado por Roberto Cazzolla Gatti, professor do Departamento de Ciências Ambientais, Geológicas e Biológicas da Universidade de Bolonha, Itália, e envolve mais de uma centena de cientistas de todo o mundo, que procuram atingir uma perspetiva global sobre a questão.

O artigo científico “The number of tree species on Earth”, de que Roberto Cazolla Gatti é um dos autores, encontra-se publicado na prestigiada científica internacional “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)” e conclui que há mais de 73 mil espécies de árvores no mundo, estando 9.000 delas por descobrir. Estes resultados constituem uma estimativa científica que vem dar um contributo significativo na compreensão da biodiversidade global.

O Instituto Politécnico de Viseu vê assim, através do trabalho de investigação de um docente da sua Escola Superior Agrária, o seu nome projetado a nível global, numa investigação de vital importância na preservação dos ecossistemas.