Comissão anuncia consultas sobre ecologização e digitalização do ecossistema da mobilidade, transportes e automóvel

A Comissão Europeia lançou no último dia, 24 de janeiro, os processos de consultas públicas sobre a ecologização e a digitalização do ecossistema da mobilidade, transportes e automóvel. Esta divulgação, convida autoridades públicas, empresas que abordam o ecossistema, parceiros sociais e organizações de investigação, a ajudar na constituição do plano para a transformação do ecossistema de mobilidade industrial.

Por Patrícia Lourenço

Foi na passada segunda-feira, que a Comissão Europeia apelou, às instituições e aos agentes sociais, a darem o seu contributo sobre a transição do ecossistema de mobilidade, abrangendo os setores automóvel, marítimo e ferroviário. No decorrer de 2022, “através deste processo de cocriação”, a Comissão Europeia aguarda finalizar o plano, “denominado de via de transição”, declara um comunicado do RAPID, gabinete da representação em Portugal da Comissão Europeia.

De acordo com esse documento, “todos estão convidados a ajudar a definir melhor os custos, as necessidades e as condições para acompanhar a transformação do ecossistema de mobilidade industrial”, em que o plano, dará particularmente atenção aos ecossistemas fortemente afetados pela pandemia Covid-19.

A Comissão Europeia propôs o desenvolvimento de vias de transição em diferentes ecossistemas na atualização da “Estratégia Industrial”, de maio de 2021, como parte dos esforços para “acelerar as transformações ecológica e digital da indústria europeia”. A atualização foi acompanhada do primeiro relatório anual sobre o mercado único, que apresenta uma análise dos desafios enfrentados pelos diferentes sectores industriais e serve de ponto de partida para uma análise mais aprofundada e a preparação das vias de transição, com o objetivo de desenvolver vias de transição para todos os ecossistemas relevantes”, refere o comunicado.

Para além disso, os membros da Comissão Europeia, evidenciam que “o ecossistema da mobilidade prossegue agora o trabalho já lançado para os ecossistemas do turismo, das indústrias com utilização intensiva de energia, da construção e da economia social e de proximidade”.

Com o objetivo de conseguir dar resposta às transições ecológica e digital, reforçando a resiliência das economias e sociedades, a Comissão Europeia apresenta a consulta sobre a via de transição para o ecossistema da mobilidade, até 31 de março de 2022.

a