Na Quinta da Cruz, os visitantes são convidados a conhecer a “Moldávia em Desenho” pela mão dos jovens do país

Exposição chega ao Museu Municipal este sábado, dia 29 de janeiro, e resulta de uma coprodução entre a Quinta da Cruz e a APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual). Conta com a curadoria de Silvia Casian.

Por Tânia Chaves

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu recebe no sábado, dia 29 de janeiro, uma nova exposição temporária, intitulada “Moldávia em Desenho – Retrospetiva da criação artística infantil 2016”.

O momento de inauguração terá lugar pelas 15 horas e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, da Vereadora da Cultura e Turismo, Dr.ª Leonor Barata, da Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Dr.ª Teresa Eça, e da curadora, Silvia Casian. À data, tem também já presença confirmada nesta inauguração o Conselheiro da Embaixada da República da Moldávia na República Portuguesa, Petru Butucel, e a Diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Dr.ª Odete Paiva.

A iniciativa é uma coprodução do Centro de Arte Contemporânea de Viseu e da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, que apresenta uma seleção de 50 obras realizadas por estudantes do ensino básico e secundário da Moldávia, entre 2005 e 2006.

A exibição reflete um período de mudança curricular no ensino pré-universitário e reúne diversos trabalhos de pintura e desenho, elaborados no âmbito de concursos como: “Europa – a nossa casa comum” e “História em imagens: artesanato e monumentos de arquitetura nacional”.

A coletânea conta com a curadoria de Silvia Casian, investigadora na área da educação artística, e visa promover a importância da educação artística visual na aquisição de competências de comunicação visual e valorização da criatividade dos alunos.