Viseu Dão Lafões lança Portal do Munícipe

A CIM (Comunidade Intermunicipal) Viseu Dão Lafões, lançou uma nova plataforma, o Portal do Munícipe, com serviços municipais e acompanhamento, em formato online 24 horas por dia. A plataforma já está disponível em seis municípios, e espera dar resposta de forma mais rápida e eficaz à comunidade e às empresas.

Por Patrícia Lourenço

Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no contexto da candidatura “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões – Um modelo, catorze municípios”, que conta com um investimento global superior a 2,5 milhões de €, o Portal do Munícipe, vem modernizar, facilitar e aumentar a interação entre as autarquias e os munícipes. Ao disponibilizar serviços online diariamente, “esta nova ferramenta aposta no reforço da proximidade” e nos “serviços municipais” que a região oferece, esclarece a CIM, em comunicado. 

Ao aceder aos novos serviços, é possível usufruir de funções como, a “Faturação Eletrónica, o Construtor de Processos Urbanísticos, o Orçamento Participativo, o GeoPortal, ou ainda, o Catálogo da Biblioteca Municipal”, anuncia a CIM.

Esta nova plataforma digital, assume-se como uma ferramenta de eleição na melhoria da transparência, da eficiência e da qualidade dos serviços prestados, contribuindo para a promoção do envolvimento dos cidadãos na gestão dos territórios.  Para além disso, a plataforma online, favorece a «desmaterialização de processos em papel, à qual está associada uma preocupação ambiental, criando uma alternativa mais sustentável, eficiente e económica aos processos até agora submetidos exclusivamente em papel», acrescentam. 

Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Numa era de permanente evolução tecnológica, a CIM desde cedo assumiu, como sua prioridade, a modernização e inovação administrativa, sendo nosso entendimento que os serviços públicos devem ser parte ativa desta transformação”.

A nova oferta no digital da região, agrega 14 concelhos, Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, e está disponível no site das Câmaras Municipais Viseu Dão Lafões, com a prestação digital de serviços públicos e recurso à identificação eletrónica do cidadão.

a