Declarações polémicas de Fernando Tordo sobre músicos portugueses agitaram redes sociais

Fernando Tordo concedeu uma entrevista e prestou declarações negativas relativamente aos músicos portugueses. Vários artistas reagiram a essas palavras através das redes sociais. Fernando Tordo já se retratou e pediu desculpa.

Por Rafael Fernandes

Fernando Tordo esteve no centro das atenções nos últimos dias. O cantor foi convidado do podcast Posto Emissor, da “Blitz”, e deu a sua opinião sobre o estado atual da música portuguesa. O artista de 73 anos afirmou que “90% da música portuguesa que se ouve, atualmente, não tem qualquer dignidade”. O vencedor do Festival da Canção de 1973 com a canção “Tourada” foi mais longe, referindo que a música atual portuguesa “é para atrasados mentais” e “salvo raras e honrosíssimas exceções, o que há, na maioria, é gente que não cresce porque não ouve, porque não aprende”.

Estas declarações não caíram bem no meio artístico e motivaram várias reações. Artistas como Luísa Sobral, Fábia Rebordão, Agir, Miguel Cristovinho e Diogo Piçarra fizeram questão de demonstrar o seu desagrado e desilusão para com Fernando Tordo. 

Carolina Deslandes, através das redes sociais, fez uma homenagem à nova geração de músicos portugueses. A cantora escreveu que “posicionar esta nova geração de músicos em Portugal foi um trabalho de anos, de suor e de entrega”.

Agir reconheceu o “momento infeliz” de Fernando Tordo, mas deixou claro ao músico de 73 anos que “o que não falta, hoje em dia, são autores e intérpretes que só prestigiam” a língua e música portuguesa.

Todas as críticas levaram a que Fernando Tordo fizesse um pedido de desculpas público. O cantor reconheceu que “esteve mal” e foi “injusto com todo um universo de colegas que trabalham diariamente para levar o seu melhor aos palcos e rádios”. 

a