Teatro Viriato apresenta nova programação de dedicada à dança

A partir de 14 de janeiro, o Teatro Viriato recebe a nova edição do encontro de dança contemporâneo NANT – Novas Ações, Novos Tempos, sob o mote “Dar (o) corpo ao manifesto”. Até dia 29, a programação inclui nomes como Jonas & Lander, Mário Afonso, Sara Anjo e Madalena Palmeirim, Piny, Maria João Guardão, Sofia Dias & Vítor Roriz, Guillem Mont de Palol e Miguel Pereira, Vera Mantero.

Por Luís Silva

O primeiro dia do encontro (14), recebe “Bate Fado” de Jonas & Lander, um espetáculo que pretende investigar a relação entre o fado e a dança, com recurso a registos e documentos do início do século e ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro.

Segundo Alexandra Balona, jornalista no Público, este espetáculo é “uma viagem ficcionada a uma Lisboa oitocentista, onde o fado espontâneo acontecia dentro e fora de portas, nos campos, nas vielas e nas tabernas, e se dizia batido e dançado”. “[Jonas & Lander] satirizam, com o humor que lhes é próprio, a censura que sobre ele exerceram a Igreja Católica e a ditadura do Estado Novo”, completa.

No dia seguinte (15), será a vez de Mário Afonso apresentar “Framework”, uma sessão que o próprio define em três palavras: “fragilidade”, “dúvida” e “exaltação”. Em integração com o Ciclo de Cinema do Cine Clube de Viseu, parceiro do NANT, os espetáculos serão antecedidos pelo visionamento do filme “O Homem Que Vendeu a Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania.

O artista Miguel Pereira descreve “Framework” como “uma explosão de pensamentos e sensações, embalados por elementos cénicos e sonoros que sugerem o “show”, a espetacularidade, pontuados aqui e ali por pequenos gags e ironias”.

Para os interessados, é possível assistir a toda a programação do NANT com uma assinatura que dá acesso a sete espetáculos e um filme pelo valor de 30 euros, através do email bilheteira@teatroviriato.com .

a