Comissão Europeia planeia nova disciplina para os estudantes de Jornalismo

Na última segunda-feira, 17, a Comissão Europeia divulgou, à apresentação de propostas de um milhão de euros para instituições de ensino superior, um programa para a criação de uma disciplina sobre a política de coesão da União Europeia (UE), para estudantes de Jornalismo. Até meados de 2024, a Comissão Europeia pretende inserir iniciativas em instituições do ensino superior, que contribuam para a resiliência e recuperação da Europa.

Por Patrícia Lourenço

Segundo um estudo de Bruxelas, a Europa acolhe cerca de 5000 instituições de ensino superior, 17,5 milhões estudantes do ensino superior, 1,35 milhões de professores e 1,17 milhões de investigadores. Estes são dados aos quais a, Comissão Europeia, tenciona alargar e potenciar, ao nível da educação e da investigação, todas as Universidades, para além da nova disciplina proposta aos cursos de Jornalismo.

Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas, afirma que a introdução da nova disciplina, “respondeu ao pedido de muitos estudantes de toda a UE”, tendo em conta que é “uma oportunidade extraordinária para incentivar o debate académico sobre a UE e a sua política de coesão”, assim como, é uma forma de “melhorar o nível de conhecimentos dos estudantes e promover a cooperação entre universidades e outras instituições na UE”.

Estima-se que, brevemente, as propostas possam ser apresentadas por universidades e outras instituições de ensino, com cursos de jornalismo aos níveis de licenciatura e pós-graduação. Para isso, os beneficiários devem estar localizados num Estado-Membro da UE e estar acreditados ao abrigo da legislação desse país, para poderem estabelecer uma estratégia de desenvolvimento, criar uma rede de instituições de ensino superior e implementar a disciplina.

Bruxelas cobrirá 95 % do custo do projeto, para a nova matéria que permitirá aos futuros jornalistas, mais conhecimentos sobre os fundos europeus. O prazo para apresentação de candidaturas dos estabelecimentos de ensino, termina às 12h00, de 21 de abril de 2022, e espera-se que a Comissão Europeia comunique os resultados do convite à apresentação de propostas, em junho de 2022.