Liverpool regressa aos triunfos na Premier League

O Liverpool, com Diogo Jota no 11 inicial, recebeu e venceu o Brentford por três bolas a zero, em jogo a contar para a 22ª jornada da Premier League. Fabinho, Oxlade-Chamberlain e Minamino marcaram os golos que decidiram a partida disputada na tarde deste domingo (16). 

Por Kevin Santos

O Liverpool precisava de um regresso às vitórias, depois de dois empates e uma derrota, para ultrapassar o Chelsea e manter a perseguição ao Manchester City. Pela frente, encontrava o 14º classificado, Brentford, que havia travado os reds (3-3) no encontro da primeira volta. Diogo Jota liderou o ataque da equipa da casa, que não pôde contar com Salah, Mané e Keita, que se encontram a disputar a Taça das Nações Africanas.

O avançado português foi o protagonista das primeiras oportunidades de golo da partida, mas não foi feliz. Aos 19 minutos, livrou-se de uma possível lesão, depois de uma entrada dura de Ajer, que viu o cartão amarelo. Três minutos depois, Virgil Van Dijk protagonizou a melhor oportunidade da primeira parte, à exceção do golo. Na sequência de um canto e de grande confusão na área, o central neerlandês viu Álvaro Fernández negar-lhe o golo com uma boa defesa. Até aos 35 minutos, o Liverpool foi completamente dominador, com 71% de posse de bola. Os minutos finais da primeira parte foram marcados por vários erros defensivos, até que, corria o minuto 43, quando Jota e Oxlade-Chamberlain viram os seus remates bloqueados e a bola acabou por ultrapassar a linha de fundo. Do canto, resultou o primeiro golo do jogo, por intermédio de Fabinho. A bola de Trent Alexander-Arnold ultrapassou caprichosamente a área e o médio brasileiro encostou para o fundo das redes.

A segunda parte mostrou um jogo mais monótono e apenas aos 59 minutos surgiu a primeira oportunidade de golo, através de Mbeumo. Três minutos mais tarde, Diogo Jota atirou ao poste e, pouco depois, foi negado por Fernández, após grande jogada de combinação do português com Firmino. Aos 69, Oxlade-Chamberlain ampliou a vantagem dos reds, concluindo um excelente cruzamento de Andy Robertson com uma cabeçada certeira. Momentos depois, o médio inglês foi ‘dos céus ao inferno’, sendo substituído por Minamino, depois de se lesionar. O japonês precisou apenas de dois minutos para fechar o marcador da partida, depois de um erro crasso da defensiva londrina. Antes de terminar o jogo, o jovem Kaide Gordon esteve perto do 4-0, mas não conseguiu ultrapassar o guardião visitante.

Com este resultado, o Liverpool subiu ao segundo posto, com 45 pontos (um jogo em atraso), menos 11 que o líder Manchester City. Já o Brentford, manteve o 14º posto, com 10 pontos acima da linha de água.

a