Perfil. Tiago Mayan: o cidadão que chegou ao palco político de autocarro

Apareceu em Belém sem que muitos soubessem o seu nome. Por iniciativa própria candidatou-se a presidente da república. Distinguiu-se nos debates inicialmente pela sua presença tímida, mas sem papas na língua. Assume-se como um cidadão perfeitamente normal e acredita que é de cidadãos “vulgares” que a política nacional precisa. Mas quem é Tiago Mayan Gonçalves?

Por Tatiana Gonçalves

Nasceu a 5 de março de 1977 e cresceu na freguesia da Foz do Douro. Quem o conhece e o viu crescer conta que sempre foi homem de poucas palavras e um portista ferranho. Apesar das poucas palavras é de muitas línguas, fala inglês, espanhol, francês, alemão e mandarim. Em várias das entrevistas que já por aí deu reforça sempre a ideia de que teve um percurso como vários portugueses têm: estudou, iniciou a sua vida profissional e que anda de transportes públicos pela cidade. Corre no parque da invicta, adora o mar e fez voluntariado na Refood, onde também foi fundador desse núcleo.

“Sou um cidadão normal. Estudei, iniciei a minha vida profissional, como milhões de portugueses. Essa é a minha realidade, a de alguém que não tem carro, anda de transportes públicos para ir trabalhar, vai às compras. Lá em casa sou só eu”, confessa numa entrevista à Sábado.

Filho de dois licenciados em engenharia química, foi na universidade Católica do Porto que se licenciou em direito ainda que com várias dúvidas sobre a sua escolha.

Em 8 meses foi das presidenciais às autárquicas e é o atual presidente da junta da união de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Foi com o movimento independente de Rui Moreira “Aqui Há Porto”, ao qual a Iniciativa Liberal se associou que conseguiu este cargo. Foi um dos membros fundadores da Iniciativa Liberal e presidiu o Conselho da Jurisdição. Com a sua participação nas presidenciais de 2021 impulsionou o crescimento do partido sem nunca antes ter estado nas luzes da ribalta.

Com 44 anos, mostra-se ser um espírito livre, não fosse ele liberal, e vários são aqueles que o seguem principalmente no seu perfil pessoal do Twitter onde várias vezes utiliza o humor para fazer críticas à situação do país. Qual será o próximo passo na vida política de Tiago Mayan?