Perfil: Marisa Matias, da Sociologia ao #VermelhoEmBelem

Marisa Isabel dos Santos Matias, conhecida como Marisa Matias, tem 45 anos e é eurodeputada pelo Bloco de Esquerda. Nasceu a 20 de fevereiro de 1974 na cidade de Coimbra, tem como base de formação a Sociologia e foi a primeira da família a licenciar-se.

Por Tânia Chaves

Filha de mãe doméstica e pais guarda-florestal, começou a trabalhar aos 16 anos para pagar os estudos, e ajudar no orçamento familiar. Além disso, Marisa Matias não tinha televisão em casa e caminhava 5 quilómetros até à escola. Apelidada como uma “mulher de causas” Marisa Matias fez várias greves e lutou contra o bullying.

Com a entrada na Universidade de Coimbra, o percurso de trabalhadora-estudante manteve-se e aos 22 anos serviu às mesas.  Antes disso, tinha feito limpezas. Após a licenciatura, teve o primeiro trabalho no ano de 1997. Foi secretária da Revista Critica de Ciências Sociais onde esteve até 2004, tornando-se investigadora.

Em 2005 encabeçou a lista do Bloco de Esquerda nas eleições à Camara Municipal de Coimbra. Quatro anos depois foi eleita deputada do Parlamento Europeu pelo BE, onde integrou o grupo político GUE/NGL (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde). Em declarações à Revista Periferias, Marisa Marias admitiu ter sido “responsável por escrever a estratégia europeia de combate à alzheimer e outras demências similares”.

Com mais de 350 votos obtidos em regime “voto secreto”, foi distinguida como “Deputada do Ano”, tendo sido a única do partido a receber o prémio. No ano seguinte, foi nomeada relatora do Banco Central Europeu, para efeitos de avaliação de atividades. Em 2014, encabeçou a lista do BE nas eleições europeias, tendo sido reeleita deputada do Parlamento Europeu.

Em 2016, foi apoiada pelo BE na candidatura à Presidência da República. Com 10,12% dos votos, ocupou o terceiro lugar e tornou-se na mulher mais votada se sempre, até à data, em Eleições Presidenciais. Em 2021, as eleições ficaram marcadas pelo movimento #VermelhoEmBelem, depois dos “ataques” políticos proferidos por André Ventura, aos adversários. Após o debate na SIC, Marisa Matias respondeu a André Ventura com “as mulheres não são coisas de brincar, as mulheres são gente de lutar”. Desta forma, foram várias as personalidades portuguesas aderiram ao movimentos, exibindo fotos nas redes sociais com os lábios pintados de vermelho. Atualmente, Marisa Matias cumpre o terceiro mandato como eurodeputada do Bloco de Esquerda.