Fez-se história na última edição dos Globos de Ouro

A 79.ª edição dos Globos de Ouro fez história ao entregar a estatueta de Melhor Atriz em série dramática à transexual Michaela Jaé Rodriguez, numa edição sem cerimónia televisiva, que distinguiu “Succession”, “The Power of the Dog” e “West Side Story”.

Por Sofia Simão

Os prémios foram anunciados através das redes sociais e na página da Associação da Crítica Estrangeira em Hollywood (HFPA), sem transmissão pois a associação está debaixo de fogo em Hollywood.

Michaela Jaé Rodriguez recebeu o Globo de Ouro para Melhor Atriz em série dramática pelo seu papel em “Pose”.

A série “Succession”, da HBO, evidenciou-se pela conquista de três globos por Jeremy Strong, Melhor Ator em série dramática, Sarah Snook, Melhor Atriz Secundária em televisão, e o prémio muito desejado Melhor Série Dramática.

A comédia, também da HBO, “Hacks” levou o título de Melhor Série Musical ou Comédia e a protagonista Jean Smart recebeu o prémio de Melhor Atriz em série musical ou comédia.

O filme “The Power of the Dog” foi o grande vencedor da noite, levando o globo para Melhor Filme Dramático e foi dado a Jane Campion a estatueta de Melhor Realização.

A versão de Steven Spielberg de “West Side Story” levou três Globos de Ouro nas categoria de musicais, Melhor Filme Musical ou Comédia, Melhor Atriz em Filme Musical ou Comédia e Melhor Atriz Secundária em Filme.

O ator Will Smith ganhou Melhor Ator em Filme Dramático por “King Richard”, a atriz Nicole Kidman foi Melhor Atriz em Filme Dramático por “Being the Ricardos” e o ator Andrew Garfield ganhou o Melhor Ator em filme musical ou comédia no filme “Tick, tick… Boom!”.

Em relação ao Argumento, o filme distinguido foi “Belfast”.

O filme dos estúdios Walt Disney, “Encanto”, teve a participação do artista de iluminação luso-americano Afonso Salcedo que venceu o globo para Melhor Animação.

O sucesso da Netflix “Squid Game” deu a O Yeong-su o globo para Melhor Ator secundário em televisão e a série, da Amazon Studios, “The Underground Railroad” foi a Melhor Minissérie.

Kate Winslet levou a estatueta pelo seu papel em “Mare of Easttown”, sendo Melhor Atriz em minissérie, e Michael Keaton ganhou Melhor Ator em minissérie com “Dopesick”, da Hulu.