Histórico. Tondela apura-se pela primeira vez para as meias-finais com golo no prolongamento

Num jogo que durou até aos 120 minutos, a equipa beirã fez o único golo da partida em tempo de prolongamento. Dadashov marcou aos 96’ e decidiu a passagem inédita dos auriverdes à próxima fase da Taça de Portugal.

Por Tânia Chaves

Com várias alterações nos onzes iniciais das duas equipas, o Rio Ave entrou melhor no jogo, com poucas oportunidades de golo para o Tondela. Numa segunda parte dividida, eis que aos 63’ Aderlan Santos viu o segundo amarelo no encontro e acabou expulso.

A jogar com menos um durante uma hora, a equipa da casa continuou a pressionar e a criar lances de grande perigo junto à área de Babacar Niasse. No decorrer do jogo, gritou-se golo do Estádio dos Arcos após um pontapé certeiro de Guga, que terminou na trave. Aziz na recarga, introduziu a bola na baliza, mas o lance foi invalidado.

Após os 90 minutos regulamentares, o jogo viria a decidir-se apenas na meia hora de prolongamento. Luís Freire e Pako Ayestarán mexeram nas equipas e o golo do Tondela nasceu num lance entre dois jogadores que tinham saltado do banco. Numa jogada trabalhada, Telmo Arcanjo assistiu e Dadashov fez o mais fácil, dando o golo da vitória aos beirões.

Desta forma o Tondela carimbou a passagem às meias-finais da prova rainha deixando para trás o Camacha, Leixões, Estoril e Rio Ave. Assim, o emblema beirão vai defrontar o Mafra ou o Portimonense, numa eliminatória discutida em duas mãos.

a