Perfil. Dilma Rousseff. Você conhece a história da primeira “presidenta” da história do Brasil?

Dilma Vana Roussef nasceu em Minas Gerais, no dia 14 de dezembro de 1947. A primeira mulher presidente do Brasil. Representação de resistência pessoal e política. Muitas coisas são comentadas da ex-presidente do Brasil. Mas será que você tem o conhecimento da realidade?

Por Lury Morena

Fruto do amor de um engenheiro búlgaro e uma professora brasileira, nasceu a ex-presidente, Dilma Rousseff. Passou por uma infância rígida em uma escola católica, sempre agiu de forma rebelde não indo nas missas e não fazendo as provas, mas sempre ficava de castigo.

Em sua juventude, na década de 60, começou a participar de encontros clandestinos de leituras, organizações e conversas sobre a política. Esses encontros eram escondidos porque era um tempo muito sombrio no Brasil de ditadura militar.

Após alguns anos de reuniões dos militantes, Dilma Rousseff começou a ser perseguida pelos militares da ditadura e teve que fugir para o Rio de Janeiro e depois São Paulo. Mas, em 1970, foi presa em São Paulo após ser denunciada por alguém do seu grupo de militância.

Os militares a acusaram de assaltar bancos e ser chefe de greves, sindo que a militante apenas participava das organizações do movimento de massas. Sofreu 22 dias de torturas psicológicas, morais e físicas pelos militares. A ex-presidente foi obrigada a confessar atos falsos, mas desmentiu meses depois após compartilhar o que aconteceu na prisão. Ficou quase três anos em reclusão até conseguir a sua liberdade.

Com a nova oportunidade de recomeçar a sua vida, criou um partido político com o seu ex-marido, assim iniciando a sua jornada dentro da política. Alguns anos após a sua caminhada nesse meio, Dilma Rousseff foi se destacando e foi vista pelo ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Os dois tinham os mesmos ideais, tornaram-se parceiros na política e Dilma tornou a vice-presidente de Lula.

O Partido dos Trabalhadores (PT) sempre foi muito mediático. Em 2010 Dilma Rousseff tornou-se a representante do PT para ser presidente do Brasil, venceu com 56,05% no segundo turno das eleições brasileira e no dia 1 de janeiro de 2011 foi a primeira mulher presidente do país. Cumpriu o seu primeiro mandato e, novamente, nas eleições seguintes de 2014 venceu com 51,64% dos votos dos brasileiros, assim com uma nova conquista de ser a primeira mulher reeleita na presidência do Brasil.

Em 2014, o Brasil saiu do mapa da fome através dos projetos do Partido dos Trabalhadores, muitos pobres foram olhados e tiveram novas oportunidades de vida. Durante o seu mandato o dólar estava valendo 3,25$.

Nem tudo são flores, foi um período no qual Dilma Rousseff sofreu graves acusações e pressão para renunciar a presidência. Em 2016, foi acusada por crime de responsabilidade. Ela, muitos outros eleitores e políticos relatam que a presidente sofreu um golpe e não um impeachment, porque não existiam provas concretas. A brasileira demonstrou ser forte diante de todas as acusações.

O mandato da “presidenta” acabou ali, no dia 31 de agosto de 2016. A ex-presidente, gostava se ser chamada de “presidenta”. Do início ao fim, teve uma vida conturbada, mas sempre foi símbolo de força.

a