Perfil. Ana Gomes: mais do que deputada do Partido Socialista, admiradora de ópera e de ler ao sol

Ana Gomes, tal como o atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, já teve o seu próprio programa televisivo de comentário político, no entanto não conseguiu garantir o 1º lugar nas eleições presidenciais de 2021.

Por Wilson Costa

É licenciada em Direito, e desde cedo que dedicou a sua vida profissional à diplomacia. Um dos momentos mais marcantes durante o seu percurso enquanto diplomata foi assumir o cargo de diplomata em Jacarta, uma tarefa que ofereceu “resistência de alguns diplomatas mais velhos e resistência de algumas mulheres de diplomatas”.

Em 2003 suspendeu funções e deu início ao seu caminho político como membro do Secretariado Nacional do PS. Esteve no Parlamento Europeu por 14 anos onde se distinguiu nas áreas dos Direitos Humanos, do combate à corrupção e à criminalidade económica e financeira.

A 10 de setembro de 2020 anunciou oficialmente a sua candidatura à Presidência, a qual não contava pois esperou por meses e meses que o PS apresentasse outro candidato, o que não aconteceu. Ana Gomes apresentou-se então às presidenciais sem o apoio do seu partido e afirmou ser uma candidata “contra as desigualdades, contra a desumanidade de descartar os mais velhos e a tacanhez de não facultar oportunidades aos jovens, contra a lentidão na justiça, que só serve a injustiça, contra a iniquidade fiscal, contra a corrupção a frouxidão no combate ao crime económico e financeiro”. No entanto, ficou em segundo lugar na corrida presidencial.

No que diz respeito a temas mais atuais, Ana Gomes faz questão de partilhar a sua opinião sincera, através da rede social Twitter, assumindo uma posição controversa em relação a diversos casos. Isabel dos Santos foi alvo de acusações da deputada, ainda antes de terem sido reveladas as mais diversas informações do Luanda Leaks, o que lhe valeu um processo por parte da filha do antigo Presidente de Angola.

Para além de tudo o que compõe a vida profissional da deputada, Ana Gomes ainda é fã de ópera, de jardinagem, ler ao sol, nadar, brincar com os netos e de andar de bicicleta.

a