“Os alunos são o rosto da qualidade de uma instituição de ensino”

A transição digital e a melhoria das instalações da ESEV são dois focos de ação da recém-eleita Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, Cristina Azevedo Gomes.

Em entrevista, um grupo de alunos de Comunicação Social foi conhecer melhor a razão do regresso à presidência, cargo este que já tinha ocupado no passado, e também as principais mudanças e desafios no cargo.

Ao ser questionada sobre o regresso a um gabinete que já conhecia, Cristina Gomes afirma que assumiu o cargo por “uma situação especifica da escola” que a inquietou. “Fez-me voltar aqui e assumir outra vez a gestão da Escola Superior de Educação”, avança a presidente.

Em resposta à pergunta de Ricardo Fonseca acerca da saúde pública ser o seu maior desafio, a professora revela que a situação da Covid-19 “oferece novos desafios pela emergência de dar uma resposta concreta àquilo que é uma situação de saúde publica”.  Contudo, haverá sempre aspetos positivos a retirar deste contexto. “Depois de passar este processo não vamos voltar ao mesmo lugar”, garante.

Perto do fim da entrevista, um dos membros do grupo questionou quais as principais mudanças que pretendia implementar na ESEV, tendo a professora respondido que “a estabilização da transição digital é para nós importantíssima”, sublinhando ainda que “nós, neste momento, vivemos um enorme problema ao nível das instalações e dos recursos de equipamentos”.

Ao grupo do 2º ano de Comunicação Social que realizou a entrevista, Cristina Gomes afirmou que “os alunos são o rosto da qualidade de uma instituição de ensino”.

A entrevista, que pode ouvir na íntegra em baixo, foi realizada no passado dia 9 de dezembro de 2021, no âmbito da Unidade Curricular de Atelier de Rádio.